Estudo de caso São Paulo Alpargatas
Seminário: Estudo de caso São Paulo Alpargatas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prmello • 5/7/2013 • Seminário • 338 Palavras (2 Páginas) • 778 Visualizações
Estudo de caso São Paulo Alpargatas
Grupo: Paulo Roberto Mello, Gabriel Versiani, Dominique Tito, Fernanda Pina, Ana Carolina Pires e Luiz Philippe Gonçalves.
1- Fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros, que perdia ao longo do tempo, com as estratégias ultrapassadas para as condições ambientais. Sofrendo também com a grande concorrência, principalmente as chinesas.
2- Foi decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, comunicação entre divisões eram falhas. Assim os trabalhadores não tinham expectativas de futuro na empresa.
3- Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência que equipes pouco unida.
4- Primeiro a redução de 14.500 em 1997, para 10.500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.
5- Fatores Higiênicos foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.
6- Os funcionários que aderiram à mudança política da organização viam na empresa um futuro, e possibilidade de crescimento profissional promissor.
7- Um líder voltado para as pessoas, porque se preocupava com o relacionamento entre os funcionários achava que um relacionamento muito rígido atrapalhava o sucesso da empresa. Fazia de tudo para se obter um bom relacionamento interpessoal, para que todos se sentissem responsáveis e contentes com os sucessos dos novos empreendimentos.
8- As mudanças por ele implantadas modificaram toda a estrutura organizacional e na mentalidade da empresa, com os funcionários mais motivados e engajados. Uma organização que sofria com estagnação em vendas e vários prejuízos experimentaram com Tigre um crescimento impressionante, com índices de lucros de mais de 165 milhões em 2005, alem de abrir portas no mercado exterior, já tinha sucesso absoluto nacional com o modelo Havaianas.
...