Estudo Histórico Da Ludicidade Concepções E Origem Dos Jogos
Artigo: Estudo Histórico Da Ludicidade Concepções E Origem Dos Jogos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eladirlordelo • 5/12/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 2.564 Visualizações
Estudo histórico da ludicidade concepções e origem dos jogos
Vários são os estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento e aprendizagem infantil através do lúdico, dentre eles podemos citar: Piaget (1896-1980) afirma que os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.
Na teoria do autor os jogos são classificados em três estruturas quanto ao aspecto da evolução do individuo: exercício, simbólico e regras.
A primeira tem como finalidade a satisfação, a segunda o indivíduo começa a utilizar a simbologia e a última desenvolve a delimitação do espaço e tempo.
Vygotsky foi o fundador da filosofia sócio histórica de que nós somos aquilo que formos construindo junto com nossas interações sociais e a nossa história de vida. Teve a preocupação de pesquisar a relação da criança com os jogos e relaciona-los a sua carga de experiências sociais históricas que vai herdando.
A criança é um ser social e aprende o mundo quando brinca e reconstrói esse mundo. Quando brinca e reconstrói, amplia, modifica e transforma esse mundo. À medida que brinca amplia possibilidades, aprende pelo processo de brincar, portanto sem brincar o conhecimento torna-se mecânico.
Estudo histórico da ludicidade concepções e origem dos jogos
Ao longo da história da humanidade o brincar esteve presente, permanecendo até os dias atuais. Platão ( 367 a.C.), apontou a importância da utilização dos jogos para que o aprendizado das crianças pudesse ser desenvolvido. Afirmava que em seus primeiros anos de vida os meninos e meninas deveriam praticar juntos, atividades educativas através dos jogos.
Piaget identifica três grandes tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente na evolução do brincar infantil: o exercício, o símbolo e a regra.
A partir de suas investigações sobre o desenvolvimento dos processos superiores do ser humano, Vygotsky apresenta estudos sobre o papel psicológico do jogo para o desenvolvimento da criança.
Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.
As interferências dos seres humanos na natureza
A natureza é a representação da vida humana. A natureza não é infinita, porém a sociedade atual não tem se prevenido para tal gravidade. O homem faz parte da natureza, assim como todos os outros seres vivos. Então a nossa sobrevivência depende da maneira como tratamos os outros seres vivos.
Muitas vezes a natureza responde de forma arrasadora, é o caso das construções em área de risco quando ocorrem as enchentes, a poluição causada pelas indústrias
...