Origem dos jogos de tabuleiro
Trabalho acadêmico: Origem dos jogos de tabuleiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/9/2014 • Trabalho acadêmico • 713 Palavras (3 Páginas) • 1.672 Visualizações
Índice
Título Pág.
Introdução___________________________________5
Tabuleiro____________________________________6
Observação¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ _________________________________8
Conclusão do grupo ___________________________9
Referências _________________________________10
Introdução
A origem dos jogos de tabuleiro é incerta, pois pesquisadores já encontraram sinais desse tipo de jogo entre egípcios, gregos e romanos, mas uma coisa todos tem certeza ate hoje eles são muito populares, são usados como divertimento e também como forma de aprender
Assim o brincar e educar em sendo um ponto que chama muito a atenção de pesquisadores, que destas “brincadeiras” tem conceituado papel no ensino, sendo que as mesmas devem ser vistas como forma alegre e descontraída de aprender, sempre procurando desenvolver no educando o espirito critico e investigado, bem como os sentimentos de disciplinas seriedade e respeito mutuo.
Olhemos então uns jogos de tabuleiro de xadrez, animais ou vogais, onde a criança se concentrará, conhecendo sobre regras, conhecendo letras e outros ensinamentos que eles aprenderam numa alua tradicional. O professor tem o papel também de introduzir a brincadeira e os jogos em aulas fazendo a ativa a qualquer tipo de atividade, é possível compreender que o agir a criança encorpara elementos que vivencia o sabe da forma critica e reflexiva mas ao mesmo tempo para prazerosa, identificando ser melhor para si e para o seu grupo.
Portanto a escola enquanto instituição de formação deve ajustar sua pedagógica, estando aberta a diversos tipos de ensinar, auxiliando seus alunos a desenvolverem suas capacidades e habilidades, auxiliando os na adequação de varias vivencias que aparecem em seu universo cultural.
Tabuleiro
Tema: utilizamos animais que começa com os vogais
Faixa etária: 03 anos
Material:
• E.V.A rosa e verde
• Cola gliter
• Caixa de sapato
• Cola látex
• Tesoura
Objetivo: imaginação, a criatividade, a concentração, interesse pelas letras, e o reconhecimento das iniciais dos animais.
Observação
No jogo do tabuleiro, a criança desenvolve a atenção, a discriminação visual e o pensamento logico. Aprende a fazer relação entre as partes. Ao mesmo tempo em que se aventura na busca de soluções para os desafios que o jogo proporciona.
Foi o que aconteceu com a criança Manoella de 03 anos de idade, A mesma conhece os animais, ela consegue reconhecer as vogais A, E ,U .Mostra interação com o jogo, gosta por várias vezes de colocar os quadrados nas vogais, gostou das cores e se identificou muito com a vogal E que assimila que tem no seu nome.
Conclusão do Grupo
Tratando-se de Educação, quando falamos em recursos e estratégias novas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso aos alunos, no momento de aprender e apreender o conteúdo à eles passado, quanto ao educador ao transmitir este conteúdo, logo vem em mente a possiblidade de utilizar vídeos, ou algum site educativo que relacione a matéria com o cotidiano da criança.
Devemos ter em mente, que as novas gerações já nascem em meio desta tecnologia que poderia revolucionar a sala de aula, mas que por passar tanto tempo em frente ao computador, a criança ao deparar-se com mais um na escola para estudar, deve sentir-se dentro de uma aula que não apresentou-lhe novidade alguma.
Jogos e brincadeiras, antigamente utilizados como passatempos, também podem ser grandes instrumentos que colaborem com a educação. Pois, quanto mais a tecnologia desenvolve-se, mais estes jogos vão ficando para trás, e acabam tornando-se ao novo ao ser apresentado às crianças.
Através do reconhecimento de cores, formas, letras, números ou quaisquer que sejam os conteúdos apresentados no jogo, de alguma forma, estes podem sim ajudar na aplicação de uma atividade, pois além do objetivo em si, que é passar o conhecimento ao aluno, este estará criando também noções de respeito em relação ao próximo, pois brincando acompanhada, a criança perceberá que ela tem sua vez de jogar, assim como seus colegas, apreenderá com mais facilidade o conceito de regras e limites. Esta também saberá, que há momentos em que ganhamos e perdemos, algo difícil de aceitar na fase do egocentrismo, onde o foco da criança é si mesma.
Claro que devemos aplicar os jogos e brincadeiras, de acordo com a idade das crianças, pois cada um apresenta um grau de dificuldade que colabora com seu desenvolvimento.
Referências
http://nomundodascriancas.blogspot.com.br/2009/08/jogos-com-materiais-reciclados.html
...