Estudo de Caso Conflito no andar de derivativos
Por: William Volino • 16/2/2017 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 2.736 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Fichamento de Estudo de Caso
William Volino de Souza
Trabalho da disciplina Mediação de Conflitos no território,
Tutor: Prof. Celso Bruno Faria
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso :
Mediação de conflitos no território
Conflito no andar de derivativos (B)
REFERÊNCIA: BADARACCO JR, J.L.; URSEEM, J. Conflito no andar de derivativos (B). HBS, 2011.
Os conflitos surgem de forma natural nas relações interpessoais em quaisquer estruturas organizacionais e muitas vezes são necessários, como motivadores de mudanças. No entanto, muitas vezes estes são desnecessários e trazem prejuízos, requerendo uma eficiente mediação.
A mediação de conflitos requer uma boa capacidade de negociação, sendo esta um processo interpessoal de tomada de decisão.
O bom negociador precisa de algumas competências, como conhecimento do assunto gerador do conflito e domínio das características do que está sendo negociado, habilidade de relacionamento com os envolvidos e atitude para tomada de decisões que venham a solucionar o conflito.
A negociação deve ter como objetivo a solução do problema de forma que haja 100% de satisfação e para isso o negociador precisa ouvir as partes envolvidas com isenção, buscando entender os seus argumentos, focando nos interesses e usando critérios objetivos para a tomada de decisão.
É fundamental que nas relações potencialmente geradoras de conflitos sejam observadas as questões éticas que regem estas relações. Entende-se por ética, segundo Lewicki (2002), como padrões sociais amplamente aplicados sobre o que é certo ou errado em uma situação em particular. Sendo assim, nas organizações e nos diversos ambientes de relacionamento entre indivíduos, existem códigos de ética e conduta que devem ser norteadores das relações e considerados na mediação dos conflitos. Os conflitos, muitas vezes, são gerados quando estes códigos são descumpridos.
No que diz respeito ao Estudo de Caso proposto, observa-se que numa organização financeira uma transação, embora de ética questionável, rendeu ganhos consideráveis aos envolvidos.
No entanto, um conflito pessoal foi gerado em um dos envolvidos, uma vez que na ocasião este não pensou nos impactos da transação. Na ocasião este foi levado pela pressa e pelas ambições pessoais e da organização.
Sendo assim, observa-se um caso típico em que a ética deve ser sempre considerada numa negociação, não só na mediação de conflitos já instalados, mas como forma de evitar o surgimento destes conflitos.
...