Estudo de Caso de Fundamentos de Gestão Pública
Por: Gilberto Davila • 17/10/2022 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO
ALUNO: Gilberto Tadeu D Avila
PROFESSORA: Me Mirian Aparecida Micarelli Struett
ROLANTE - 2022
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo apontar uma das diferenças entre a Administração Pública Burocrática e Gerencial, comparando-as e discorrendo sobre as suas particularidades.
1. Administração Pública Burocrática:
Ao analisar o modelo burocrático de Max Weber é notório que as suas principais características são a racionalidade, a impessoalidade e o profissionalismo. Atuando de maneira formal e com controle rigoroso para o ingresso na carreira, tinha por finalidade acabar com a corrupção e o nepotismo (características da administração patrimonialista presente nas monarquias absolutas). Além de universalizar os procedimentos administrativos criando normas rígidas de procedimentos que acabaram por engessar a administração. Enquanto num plano administrativo menor foi eficiente, com o passar do tempo, percebe-se que o modelo burocrático já não atende as necessidades atuais.
2. Administração Pública Gerencial:
Evoluindo do modelo burocrático, a administração pública necessitava ter maior flexibilidade a fim de acompanhar demandas e as inovações tecnológicas. Com isso houve uma atuação mais descentralizada, onde o setor privado começa a participar de forma ativa do desenvolvimento econômico e social, portanto a administração Gerencial acaba por desonerar o estado. Com isso é notável uma maior eficácia e também transparência, visto que o controle se dá em busca do desempenho e dos resultados.
CONCLUSÃO:
Constatou-se então, que tanto o modelo burocrático quanto o gerencial surgiram com o preceito de renovação e eficiência. Enquanto a burocracia tinha por escopo a mudança de um sistema caótico e obsoleto, a administração gerencial surge como uma melhoria do sistema já empregado. Sendo que a principal diferença entre elas é a hierarquização, enquanto a burocracia centraliza suas ações, o sistema gerencial permite maior flexibilidade, tornando tanto a prestação do serviço quanto o uso de recursos mais eficiente.
...