Estudos Diciplinares V
Trabalho Universitário: Estudos Diciplinares V. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apjm • 24/3/2015 • 2.751 Palavras (12 Páginas) • 3.225 Visualizações
• Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.
Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.
“O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)
Resposta Selecionada: a.
Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
Respostas: a.
Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
b.
As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.
c.
As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.
d.
O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.
e.
A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.
Feedback da resposta: As fadas e a bruxas, seres transmutáveis e, em alguns casos, de beleza perturbadora, representam a dualidade da mulher. A alternativa correta, portanto, é a letra A.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Com base nas características dos contos de fadas, considere as afirmativas que seguem.
I. O núcleo problemático do conto é existencial, pois o herói e a heroína buscam a realização pessoal.
II. Os obstáculos ou as provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína do conto.
III. Para fugir da repressão, os autores dos contos usavam, notadamente, animais personificados como personagens de suas histórias.
Está correto o que se afirma apenas em
Resposta Selecionada: e.
I e II.
Respostas: a.
I, II e III.
b.
I e III.
c.
I.
d.
II.
e.
I e II.
Feedback da resposta:
As afirmativas I e II estão corretas. O conto de fadas gira em torno da realização do herói ou da heroína, que precisam vencer obstáculos e provações para conseguir o almejado final feliz. A afirmativa III refere-se à fábula e não ao conto de fadas.
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Considere as afirmações sobre o surgimento da literatura infantil brasileira.
I. A literatura infantil brasileira nasce apenas no final do século XIX, consolidando-se somente nos arredores da Proclamação da República.
II. A literatura infantil brasileira surge num processo de modernização do país à época da extinção do trabalho escravo, do crescimento e da diversificação da população urbana e da incorporação progressiva de levas de imigrantes à paisagem das cidades.
III. Os livros infantis surgem fortalecidos das várias campanhas de alfabetização deflagradas e lideradas, nessa época, por intelectuais, políticos e educadores.
IV. Monteiro Lobato foi o primeiro brasileiro a se preocupar com a literatura infantil no país, traduzindo as mais significativas páginas dos hoje considerados "clássicos" para a garotada. Sua obra pioneira – “Narizinho arrebitado” – foi escrita em 1917, dando início à literatura infantil nacional.
Está correto o que se afirma apenas em
Resposta Selecionada: b.
I, II e III.
Respostas: a.
I e IV.
b.
I, II e III.
c.
I e III.
d.
I, III e IV
e.
II, III e IV
Feedback da resposta:
As afirmativas I, II e III são corretas.
...