Estágio Educaçção Infantil
Artigo: Estágio Educaçção Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzyalessi • 7/5/2014 • 5.377 Palavras (22 Páginas) • 340 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Susana Aparecida Gusmão Alessi
Pedagogia, RU: 734146, Turma: Segunda-feira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- EDUCAÇÃO ESPECIAL
CURITIBA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACONAL UNINTER
Susana Aparecida Gusmão Alessi
Pedagogia - RU: 734146, Turma:Segunda- feira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório de Estágio Educação Especial apresentado à UTA- Corporeidade e Inclusão,no curso de Pedagogia.
Tutora Local: Elisangela Moreira de Oliveira Maia
Centro Associado:Curitiba
CURITIBA
2013
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO: ............................................................................................4
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.........................................................4
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA..........................................................5
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.....................................................................................................7
2.3.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO................................7
2.3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA .........7
2.3.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO............................................8
2.3.4 DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR E DA TURMA ESTAGIADA..................................................................8
3 PLANO DE AULA INCLUSIVO..............................................................................10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13
REFERÊNCIAS.........................................................................................................14
3
1 INTRODUÇAO
O estágio é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado de licenciatura em Pedagogia, e deve ser realizado no decorrer do curso, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica. O estágio em educação especial estuda os procedimentos e os recursos pedagógicosadaptados às necessidades educativas especiais,o professor em face das novas necessidades do processo de inclusão e as possibilidades das novas tecnologias para a educação especial. Essa modalidade de estágio, dentro da compreensão do conceito de inclusão,busca o entendimento das implicações didático-pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relação pedagógica.
Este trabalho é um marco inicial na construção da identidade profissional como futura professora/pedagoga,pois a partir da reflexão e da análise crítica, essa identidade profissional irá se construir e se transformar ao se confrontar com a realidade escolar.Para tanto é necessário que o estágio em educação especial se desenvolva de forma significativa, uma vez que contribuirá para desvelar a realidade escolar, na medida em que se relacionar às ações que envolvem alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, no contexto do ensino regular. Dessa forma , esse estágio possibilitará uma reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos escolares e proporcionará a elaboração de uma práxis na qual teoria e prática estejam imbricadas.
O estágio foi realizado em turma de nível médio, observei a prática pedagógica, o envolvimento entre o aluno especial e professor , o método de ensino aos que tem essas necessidades especiais,como é a estrutura da escola com relação a acessibilidade desses alunos, através deste estágio ampliamos nossos conhecimentos, trocamos experiências, o que nos auxilia no processo educativo com a proposta de inclusão.
4
2 DESENVOLVIMENTO
O espaço denominado sala de aula destina-se ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. Todavia, cabe ressaltar que se trata de um ambiente de diversidade, uma vez que abriga um universo heterogêneo, plural e em movimento constante. Nesse ambiente, cada aluno é singular, constituído de uma única, determinada pelos valores, crenças, hábitos, saberes, padrões de condutas, trajetórias peculiares e possibilidades cognitivas do grupo social com que estabelece relação. Por isso, é importante que os alunos tenham seu tempo, sua forma de pensar e sua cultura respeitados.
Cada um deles tem seu próprio processo de desenvolvimento e de aprendizagem, diferentes ritmos de captação do conhecimento, expressa maior interesse e entusiasmo por determinada área do conhecimento, demonstra apatia e indiferença por outras e dialoga com a complexidade humana do professor, o que provoca inquietações permanentes na ação docente.
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA.
O estágio foi
...