TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Em Contexto não Escolar

Monografias: Estágio Em Contexto não Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 4

O presente estágio visa contribuir com a prática pedagógica em contextos não escolares. Com o objetivo de levarmos uma reflexão sobre processo educativo que também acontecem fora do sistema escolar. Nesta oportunidade pude vivenciar colaborar e me encantar com as possibilidades de atuação fora do espaço formal de educação.

O ambiente de estagio deu-se no Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos denominada Casa de Cultura de Araruama.

De acordo com as informações prestadas pela plataforma, este estágio poderia ser feito em duplas, sendo assim ouve uma reunião entre duas estagiarias da Unirio, eu Patrícia dos Santos Gomes e Fabíola Guimarães dos Santos para que pudéssemos elaborar um plano de trabalho que atendesse a necessidade da nossa localidade.

Após alguns contatos para que o espaço não formal fosse disponibilizado, conseguimos uma reunião com o subsecretário de Cultura da cidade onde residimos, Araruama, com o SR. Robson Sales, fomos muito bem recebidas em todos os encontros em especial no primeiro quando apresentamos nossas ideias para o subsecretário que imediatamente nos apresentou a Museólogo Monica Shouri de Abreu e informou que seríamos suas estagiarias e que desta fez o projeto que ele já tinha em mente seria executado. Para nossa felicidade o responsável pelo espaço já tinha um projeto parecido com o nosso e o desejo de torná-lo realidade.

Neste encontro vale apena resaltar a surpresa do Subsecretário em saber que havia alguém interessado em estagiar na Casa de Cultura.

Fomos encaminhados à outra sala onde apresentamos nosso plano de trabalho a museóloga que nos mostrou todo o acervo disponível naquela data. Estávamos prontas para começar nosso plano de ação. Sendo assim o subsecretário assinou nosso termo de aceite, posteriormente a museóloga nos apresentou a equipe do Centro de Memória, que é formada por ela, um artista em desenvolvimento de projetos Sergio Barreiros, uma produtora de eventos Fátima Miranda, entre outros funcionários da casa de Cultura e agendamos os próximos encontros.

Na semana seguinte fomos surpreendidas com a informação de que o prefeito em exercício ficou encantado com o projeto e pediu que a inauguração ocorresse ainda no mês de Abril, o que causou um grande desconforto tanto para a equipe do Centro de Cultura, quanto para nos estagiarias, pois já tínhamos um cronograma pré estabelecido, dispomos nossas dificuldade com as data junto ao subsecretário e depois de muita conversa ficou acordado entre as estagiarias Fabíola e Patrícia, a Museólogo Monica e o Subsecretário Robson Salles, que o projeto seria desenvolvido obedecendo o cronograma do prefeito e que as estagiarias antecipariam as atividades, para colaborar com o projeto e que o cronograma da faculdade seria mantido para cumprimento das exigências acadêmicas e que após a culminância do projeto ficaríamos a disposição do Centro Cultural por mais quatro dias, recebendo convidados e apresentando o espaço não formal de educação a fim de cumprir o calendário da Unirio.

Foram dias bons e exaustivos, colocamos a “mão na massa”, para que tudo acontecesse de acordo com as datas determinadas pela prefeitura Municipal da cidade, estivemos a disposição da Casa de Cultura, até mesmo nos feriados para atendermos as exigências deliberadas pelo subsecretário de Cultura.

Elaboramos resumos sobre a história da cidade, selecionamos fotos, pesquisamos objetos antigos, entrevistando pessoas mais velhas que vivem na cidade e acompanharam toda as mudanças da cidade, selecionando certidões de batismo, certificados de compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com