ANÁLISE DE CONTEXTO UNIVERSIDAD ESCOLAR
Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE CONTEXTO UNIVERSIDAD ESCOLAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rochinha80 • 29/8/2014 • Projeto de pesquisa • 4.053 Palavras (17 Páginas) • 347 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLA REFORÇO ESCOLAR 5
Conteúdos necessários para a realização do trabalho de nosso cliente 5
Cálculos por períodos 7
VALOR MÉDIO DAS MENSALIDADES 10
Diferença entre Variação Média e Variação Imediata 10
Variação média da Função Receita 11
Função Receita do período matutino 11
Variação média 11
Variação Instantânea 11
Função Custo 12
Função Lucro 13
Financiamento de computadores 14
Tabela 1 16
Capital de Giro 16
CONCEITO DE ELASTICIDADE 18
Demanda de Matrículas 18
Considerações Finais 20
Bibliografia 22
INTRODUÇÃO
Somos parte da equipe de um conceituado escritório Contábil em nossa cidade, onde nossa missão é o bom desempenho das empresas clientes, além da competência contábil e ética profissional.
Neste trabalho, analisaremos a situação de nosso cliente “Escola Reforço Escolar”, há alguns anos instalados no mercado, necessita ampliar seus negócios. Desta forma, faremos um relatório a fim de auxiliá-lo nesta nova etapa de seu empreendimento.
Portanto, é imprescindível um amplo estudo e análise de todas as oportunidades e riscos que corre, através da aplicação de ferramentas matemáticas para se obter bons resultados, a fim de minimizar custos, controlar gastos, maximizar lucros e alcançar o sucesso desejado na expansão de seu negócio.
Perceberemos também, o quanto a Matemática está presente em nosso cotidiano e quanto ela é importante, seja na área de Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Aprendemos matemática desde a infância, através do aprendizado dos números e sem notarmos utilizamos e exercitamos os cálculos matemáticos constantemente em nosso dia-a-dia.
ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLA REFORÇO ESCOLAR
Analisando a situação do nosso cliente, Escola “Reforço Escolar”, a fim de lhe apresentar um relatório para auxiliá-lo na ampliação de seu negócio, observamos que os problemas abordam os seguintes conteúdos: Função de 1º grau; Análise da Função Receita para cada turno de aula; Função receita para a média obtida, pois assim será possível verificar o Custo que este investimento trará e sucessivamente, se a escola terá Lucro; identificar o ponto de equilíbrio, mas conhecido como Break-even Point; Taxa de Variação, é necessário que verificamos se o empreendimento não trará prejuízos a nosso cliente; Função Crescente; Função Limitada Superiormente; Variável Dependente e Variável Independente analisaremos neste caso, que a Receita dependerá da Quantidade de alunos, representados por Y = Receita e X = Quantidade; Função Exponencial, através do cálculo das parcelas, verifica-se as variações em curtos períodos, com as Taxa de Variação Média e Instantânea e Juros Simples além de demonstrarmos tudo em Gráficos.
Para ajudar nosso cliente de forma satisfatória, faz se necessário trabalhar com os conteúdos a seguir, mas inicialmente é preciso entender o que é uma FUNÇÃO:
Função: é um instrumento, cuja essência é a correspondência entre conjuntos, na análise de fenômenos econômicos, usamos funções matemáticas, a fim de auxiliar na interpretação e resolução de problemas. São representadas por fórmulas, mas conhecidas como variáveis independentes (x) e variáveis dependentes (y), isto significa que Y depende de X.
Conteúdos necessários para a realização do trabalho de nosso cliente:
Função de 1º Grau: representam o tipo de função mais simples, mas de grande utilização, pois estão presentes no dia-a-dia de todos em diversas situações. Também chamada de função polinominal de 1º grau ou função afim, qualquer função dada por uma lei da forma (F(x) = ax + b. Suas aplicações se usadas em taxa de variação; funções receita, custo e lucro; break-even point; juros simples; restrição orçamentária entre outros.
Análise da Função Receita: ela é expressa como uma função de 1º grau, a função receita refere-se ao valor monetário arrecadado com a venda de um produto, é dada pela multiplicação do preço unitário – valor da mensalidade (p) pela quantidade comercializada do produto – quantidade de alunos (q), pode ser representada da seguinte forma: R(X) = X.Q, ou R = X.Q, onde x é representado pelo valor que estes alunos pagam de mensalidade e q a quantidade de alunos que há em cada turno de aula.
Função Custo: é dada pelo Custo Variável mais o s Custo Fixo, portanto: CT = CV + CF, neste caso, o custo para a capacitação dos professores, o aumento no quadro efetivo dos profissionais e aquisição de novos computadores.
Função Lucro: também uma função de 1º Grau, é a Receita menos o Custo, representada: por L = R – C, se o resultado for positivo, houve lucro, caso contrário, prejuízo.
Break-even Point: conhecido como ponto de equilíbrio, onde as retas das funções receita e custo se cruzam. Nela, os custos e despesas fixas são absorvidos para que nossa escola inicie o retorno do investimento e obtenha Lucro. Fórmula: R = C.
Taxa de Variação: é a taxa da variação da função, é representada por M, significa se a função está crescendo ou decrescendo,é uma taxa de variação média da variável dependente (c) em relação à variável independente (q), por isso, mais conhecida como m. Sua fórmula:
M = variação em C no caso da escola: M = RT
variação em Q Q
Ou seja, a taxa de variação é dada pela Receita Total, dividida pela
...