Estágios Controlados em Social III
Projeto de pesquisa: Estágios Controlados em Social III. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Suelyazevedo • 23/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 338 Visualizações
1 APRESENTAÇÃO
A última etapa, o Estágio Supervisionado em Serviço Social III, corresponde à execução, à análise e à avaliação do projeto de intervenção que, em sua dimensão, deve ter relevância para a vida profissional da/o estudante, para a instituição a qual realiza o estágio e também para o público a quem ele se destina.
O Presente Relatório de estagio constitui-se num dos instrumentos do Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Serviço Social da Instituição de Educação Superior a distância da Unopar.Trata-se de um trabalho que traz em seu bojo as dimensões técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do assistente social junto à realidade posta em seu cotidiano.
A Escola Municipal Cebolinha, localizada na Av. Transamazônica N°1113, Rodagem de Picos, que trabalha com a Educação Infantil e a do Ensino Fundamental, tem grande problemas com a indisciplina escolar na educação Infantil.
A estrutura física da escola é muito precárias, as salas são pequenas ,mas as carteiras e cadeiras são apropriadas ,quadro negro, falta ventiladores, laboratório de informática onde contem uma televisão onde foi passado os slides,uma pequena biblioteca,sala dos educadores,cozinha, banheiros e um espaço coberto onde se desenvolveu o projeto.
A equipe diretiva da escola é formada pela: diretora,pedagogo, assistente de direção, secretaria.
Os aspectos da situação-problema São problemas de indisciplina, desrespeito entre colegas, desatenção e desinteresse. Essas expressões de indisciplina vêm produzindo um mal estar dentro da escola. Estão presentes diversos sinais de uma crise disciplinar que vem ocorrendo dentro do ambiente escolar e mais especificamente dentro da sala de aula.
Vários são os motivos que desencadeiam a indisciplina escolar.
• Falta de compromisso com os deveres escolares dentro e fora da sala de aula.
• Não há cuidados com o material didático, ocasionando constantes perdas dos materiais de uso diário.
• Faltas da aula sem justificativa plausível.
• Movimentação física constante dentro da sala de aula.
•Uso de vocabulário inadequado (palavrões) para agredir colegas e direcionados a alguns professores.
• Queda no rendimento de escolaridade. (entre outros)
Esses sinais de indisciplina revelam ao olhar dos profissionais da equipe multifuncional a necessidade de uma intervenção, tendo em vista as circunstâncias e dilemas com os quais a escola vem lidando.
Este instrumento social elaborado pelo Supervisor de campo Stivie Cristiano de Sousa, inscrição CRES n° 2445-PI,e a professora acadêmica Izamara de Sousa Barbosa, inscrição CRES n° 2824-PI atende às exigências da Resolução CFESS n° 533 de 29 de setembro de 2008.
Esta regulamentação possibilita a supervisão direta de estágio em Serviço Social, permitindo aos profissionais sociais liberdade de envolvimento com a ação e a troca de informações com os profissionais, resultando em autoconhecimento, atividade criadora e trabalhar valores sociais dando cobertura para que o ser humano transforme o seu universo.
Os supervisores de estagio de Campo e acadêmico cumpriram seus deveres para com o estagio dando orientações de como cumprir com o desenvolvimento as competências definidas do projeto de intervenção. Participaram em todo processo do estagio.
2-Desenvolvimento
Os encaminhamentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento do projeto de intervenção foram precedidos de estudos teóricos referentes á formação do assistente social, ao contrario e a pratica escolar, bem como a temática do projeto:reunião com a diretora e coordenador da escola,observações em sala de aulas, encontro com os professores para discutir a referida temática, palestra com os pais e alunos e alunos sobre a indisciplina , avaliação do projeto desenvolveu com a direção e os supervisores acadêmicos.
A reunião com a diretora e o coordenador, para falar do problema identificado e como seriam as desenvolvidas as ações para a solução da situação-problema e os objetivos propostos.
Na reunião com os professores se viu a importância de se intervir na situação problema para um bom andamento escolar do aluno.
A reunião co os pais foi conduzida através de objetivos caros e transparentes levou ao conhecimento da família a proposta da intervenção, bem como os problemas que a escola enfrenta com a indisciplina.Nessa reunião falou-se sobre como foi o trabalho em sala e os avanços conquistados com os alunos.Ressaltou-se ainda o quanto é importante à participação e o apoio da família na educação dos filhos.
Os professores participaram da reunião dando algumas explicações de como é o trabalho como ocorre o processo de aprendizagem dos alunos e o desafio sobre a importância da disciplina na sala de aula para o aprendizado.
A metodologia usada com os alunos, foi a de conscientização da disciplina na escola, com desenhos, apresentações de slides, círculos de debates, visitas domiciliares. E apresentação do trabalho feitos por eles sobre a indisciplina.
O incentivo teve uma resposta positiva na escola e em casa como foi relatado na ultima reunião com os pais e professoras que falaram das melhoras dos alunos.
Constatar através de observações, informações, diálogos e pesquisas, que a disciplina interage com as relações de autonomia, liberdade, respeito, solidariedade.
A indisciplina pode surgir de inúmeros fatores, tais como, o reflexo da pobreza e violência, problemas no âmbito social; carência do aluno, que
...