Etanol E Formaldeído
Artigo: Etanol E Formaldeído. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1234jlle • 19/9/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Etanol
O Etanol na pré-história era utilizado como ingrediente de bebidas alcoólicas.
atualmente está sendo estudado para servir de biocombustível que serve para baixar os níveis de monóxido de carbono (CO – causador de poluição fotoquímica, através da queima de combustível) liberados pela combustão incompleta da gasolina.
O Etanol ou Álcool Etílico nasce de uma substância orgânica obtida da fermentação de açucares, hidratação do etileno e redução a acetaldeído, essa encontrada em cervejas, vinhos, perfumes e aguardentes. É um líquido incolor e sua formulação química é C2H5OH.
bebedeira (simples)
intoxicação patológica pelo álcool
intoxicação etílica aguda ou efeitos de “ressaca”
Formaldeído
É muito utilizado em resinas sintéticas, fenólicas, uréicas e melamínicas nas indústrias de madeiras, papel e celulose; em abrasivos, plásticos, esmaltes sintéticos, tintas e vernizes; na indústria têxtil e de fundição; em adesivos, isolantes elétricos, lonas de freio, etc. Fontes comuns de exposição inclui ainda o que é liberado pelos veículos, a fumaça do cigarro, o uso de desinfetantes, conservantes e produção e uso de fungicidas e germicidas (IARC, 2004).
Usado como alisante de cabelos, em hospitais é comumente utilizado para preservar amostras de tecidos em laboratórios que fazem histopatologia.
Uso por laboratórios de anatomia e preservação de cadáveres
O formaldeído tem sido utilizado como conservante de tecido humano.
O formaldeído é também utilizado nas seguintes condições/ocupações:
- na agricultura como um conservante para forragem e como um desinfetante.
- em gás é utilizado 5-10 vezes por ano para desinfetar ovos em aviários.
- durante processos industriais, como tratamento de peles e couros, preservação de cevada e açúcar de beterraba, carvão e processamento de borrachas e abrasivos.
No ambiente, no interior das residências, em cosméticos, alimentos, tabagismo
Toxidade
Devido a sua solubilidade em água, o formol é rapidamente absorvido no trato respiratório e gastrointestinal e metabolizado. Embora o formol ou metabólitos sejam capazes de penetrar na pele humana, a absorção dérmica é mais leve, porém podem induzir a dermatites de contato. Desta forma, o formol é tóxico se ingerido, inalado ou tiver contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea.
O formaldeído é um agente reconhecidamente cancerígeno em humanos
Acetona
Bastante utilizada como removedora de esmaltes. No entanto, a solução que serve para essa finalidade na realidade é uma mistura de acetona, álcool etílico e água.
A acetona apresenta relativa toxidade, podendo agredir a mucosa bucal e nasal e provocar irritações na pele.
usada
...