Etica E Cidadania
Dissertações: Etica E Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristiano20 • 10/3/2014 • 783 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
OBJETIVOS DO CURSO
Os cursos oferecidos pela área de Construção Civil têm como objetivo atender às exigências do mercado e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
PERFIL PROFISSIONAL
O Técnico em Edificações é o profissional de nível médio que conhece as formas contemporâneas de expressão, a necessidade de conservação do meio ambiente e do bem comum e que articula criticamente os conhecimentos do saber científico e profissional no exercício da cidadania de forma ética. É capaz de desenvolver atividades nas etapas de planejamento, execução, controle de qualidade, manutenção e restauração da edificação, colaborando para a qualidade.
Planejamento: desenvolve e representa graficamente os projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para a profissão;
Execução: domina as técnicas construtivas, lidera equipes de trabalho, fiscaliza serviços, recebe e armazena adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdícios;
Controle de qualidade: coleta amostras e realiza ensaios, conforme normas técnicas;
Manutenção e restauração: monitora os elementos construtivos, detecta patologias, reconhece e especifica material utilizado na construção do edifício.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado para Construção Civil é um mercado em constante necessidade de profissionais habilitados para o desempenho de funções que vão desde apontadores até ao gerenciamento de obras, seja em empresas públicas ou privadas.
ÉTICA NA PROFISSÃO DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
ÉTICA X MORAL
1. O QUE É ÉTICA?
A origem da palavra ética vem do grego "ethos", que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o "ethos" grego, para o latim "mos" (ou no plural "mores"), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto "ethos" (caráter) como "mos" (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é "adquirido ou conquistado por hábito" (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral. Estas duas áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
A Moral baseia-se em regras que visam estabelecer certa previsibilidade para as ações humanas, estabelecendo regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral. Ela é diferente da Moral, pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.
QUANDO SE INICIA A REFLEXÃO: “ÉTICA PROFISSIONAL”?
Esta reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão deve iniciar bem antes da prática profissional.
A
...