Trabalho etica cidadania portal
Por: Bruno Agenor • 15/11/2015 • Relatório de pesquisa • 3.216 Palavras (13 Páginas) • 366 Visualizações
2 HISTÓRICO DA EMPRESA
O Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" - CEJAM - é uma entidade filantrópica, privada e sem fins lucrativos, com ampla experiência na administração de programas de saúde. De acordo com as modernas diretrizes o CEJAM norteia suas atividades com ênfase em programas de saúde, educação e Responsabilidade Social, atendendo mais de 03 milhões de pessoas de forma direta e indiretamente.
Graças à sua experiência de mais de 10 anos em apoio ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, da Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI) – Hospital Pérola Byington, o CEJAM coloca-se à disposição de instituições médico assistenciais, públicas ou privadas sem fins lucrativos a fim de celebrar convênios de parceria, contrato de gestão e apoio, incluindo as programações preventivas, curativas e de detecção precoce concomitantemente, através de uma atenção integral, multiprofissional e multidisciplinar ao paciente.
2.1 Linha do Tempo do CEJAM
20/05/1991: Fundação do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM)
Fundada por um grupo de médicos, advogados e profissionais da saúde do Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição Alimentação e Desenvolvimento Infantil (Pérola Byington), para dar apoio àquela instituição.
A denominação deu-se em homenagem ao Dr. João Amorim, ilustre médico que foi um dos organizadores e o 1º Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington.
07/10/1992: Convênio Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI).
Convênio de assistência à saúde visando à implantação do Programa de Cooperação Técnica para a execução do Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição Alimentação e Desenvolvimento Infantil (CRSMNADI). Este convênio foi mantido até 21 de setembro de 2001, quando ocorreu o seu encerramento, por não haver mais interesse do Estado em mantê-lo. No decorrer desses nove anos foi organizado e implantado um modelo de Assistência Integral à Saúde da Mulher, reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e eficiência.
Resultou no modelo “Pérola” de assistência à saúde da mulher e da criança desnutrida. Além da assistência, transformou-se num centro de formação de recursos humanos para a saúde, especialmente da mulher e da criança.
1998/1999/2003: Entidade filantrópica e de utilidade pública,
em 12 de agosto de 1998, foi concedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, através do Decreto n. º 37.571 o Título de Utilidade Pública Municipal.
Em 25 de setembro de 1998, através do Decreto n. º 43. 481 foi concedido o título de Utilidade Pública Estadual.
Em 23 de outubro de 1998, através do Decreto s/n. º publicado em Diário Oficial da União, foi concedido o Título de Utilidade Pública Federal.
Em 30 de novembro de 1998, foi concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social, através do Recurso n. º 44006.000636/98-17 certificado de entidade de fins filantrópicos.
Em 5 de fevereiro de 1999, foi concedido o Ato Declaratório n. º 001/99, pelo Ministério da Previdência e Assistência Social - sob Processo n. º 35458-000274/98-19.
Em 12 de julho de 2003, foi concedido o Certificado do COMAS Conselho Municipal de Assistência Social de n. º 646/2003.
01/07/2000: Programa de Atendimento Móvel Avançado – Saúde da Mulher.
Programa de Atendimento Móvel Avançado, de prevenção e detecção precoce de câncer do colo uterino, de diabetes, de hipertensão, por meio de unidades móveis e “trailers”, agendado nas áreas da cidade, com maior carência e com baixa cobertura assistencial, onde a mulher tem maiores dificuldades de acesso ao sistema público de saúde, visando o PAISM – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
19/02/2002: Convênio PSF / PMSP – Jardim Ângela
Convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria da Saúde, para a implantação e implementação do Programa Saúde da Família, com o objetivo de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com, isso, melhorar a qualidade de vida dos habitantes do Jardim Ângela.
21/03/2005: Modelo “U A R S” Jardim Ângela
Implantação e implementação de Unidade de Apoio e Retaguarda de Saúde (UARS) na região do M’Boi Mirim, para atendimento aos casos agudos e de maior complexidade que extrapolem o grau de resolubilidade das UBS. Atendendo à procura espontânea bem como as referências das 27 UBS da região em apoio ao PSF.
11/11/2005: Modelo “A M A” – M’Boi Mirim
Firmou com a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria de Saúde, 03 convênios Assistência Médica Ambulatorial - AMA, para a implantação e implementação deste novo modelo de assistência de saúde com o objetivo das Unidades de Saúde, Parque Novo Santo Amaro (convênio nº. 23/2005), Jardim Capela (convênio nº. 24/2005) e Jardim São Luiz (convênio nº. 20/2005) tornarem-se um núcleo de atendimento resolutivo à demanda espontânea e preferencialmente da referenciada das UBS da região do Jardim Ângela/M’Boi Mirim. Unidades estas inauguradas em dezembro de 2005.
11/07/2006: CEJAM qualificado como Organização Social
Deferimento ao CEJAM como Organização Social de Saúde do Município de São Paulo - Decreto 47.453. Fundada em 20 de maio de 1991. O CEJAM possui entre seus diretores e membros, profissionais altamente capacitados (médicos e especialistas), formados e certificados por instituições mundialmente reconhecidas, além de alguns terem participado de cargos de direção nos governos Federal, Estadual e Municipal.
2.2 A Integração CEJAM / Jardim Ângela
A experiência na administração de programas de saúde, por mais de 10 anos em apoio ao CRSMNADI, com o Convênio de parceria com a Secretaria da Saúde (SMS), a partir de Fevereiro de 2002 na implantação do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Ângela e desde 2005, na implantação dos serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), o CEJAM credenciou-se para oferecer parceria e apoio a programas preventivos e assistenciais.
Esta parceria propiciou ao CEJAM um novo campo de atividades, bem de acordo com suas finalidades, vinculando-se a comunidade daquela região, em curto espaço de tempo. Ao assumir essas funções, a entidade passou a integrar-se ao Jardim Ângela, a colaborar com os eventos e fóruns contribuindo na superação dos desafios enfrentados por aquela região e adjacências.
...