Etica Geral E Profissional
Dissertações: Etica Geral E Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mar.ildasoares • 10/2/2015 • 506 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Graduação a Distância
Curso de Ciências Contábeis
Acadêmico: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________________ RGM ___________
Disciplina: Ética Geral e Profissional
Professor Esp. Neil Garcia Romeiro
Aula 01 e 02
ATIVIDADE
1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)
2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.
Aula 02
ATIVIDADE
Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.
a) Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?
Resposta:
b) Escreva entre 5 a 15 linhas.
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso.)
c) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.
Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.
- Boa noite, você acabou de amassar a porta de meu carro com a sua porta.
- É? – pergunta ele saindo do carro – Isto aqui? É muito pouco, o senhor tem certeza de que a minha porta bateu no seu carro?
- Absoluta, aconteceu há cerca de trinta segundos, tenho boa memória.
- Me parece muito pouco. Ainda acho que a minha porta não bateu na sua.
Pedi para que ele abrisse a porta de seu carro e mostrei, encostando levemente na minha, o ponto de batida deixando claro que o seu friso plástico pontiagudo (uma verdadeira falha no projeto de alguns veículos nacionais) havia feito aquela morsa.
- É,
...