Evoluçaõ Da Contabilidade
Monografias: Evoluçaõ Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiadineck • 16/9/2014 • 412 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
A Contabilidade permite através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa, além de fornecer informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Consiste também no conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias.
Portanto, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) e os Princípios de Contabilidade, definidos em: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Competência; e Princípio da Prudência.
Tendo em vista o caráter regulamentador dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, estes devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade(NBC). Para Sá (2007, p. 20), a importância destes princípios é dada por possibilitarem a uniformidade das terminologias utilizadas pelos profissionais da área e a fidelidade demonstrativa do patrimônio e serem instrumentos de base para a normatização da atividade contábil.
Anúncios Google
Além disso, é embasado nas informações fornecidas pela contabilidade, que pessoas fazem investimentos, fornecedores acreditam na capacidade que a empresa tem de saldar suas dívidas, bancos e instituições decidem o quanto de financiamento pode ser proporcionado à organização, governo calcula impostos devidos, gestores tomam decisões internas, enfim, a Contabilidade é um importantíssimo instrumento para decisões de usuários internos e externos.
No que tange o interesse administrativo, o objetivo das demonstrações contábeis é dar informações sobre a posição financeira de uma entidade. Para tal, os referidos Princípios de Contabilidade precisam ser identificados e respeitados para que a contabilidade possa atingir os objetivos oferecendo informações capazes de suprir as necessidades dos que delas têm carência. Neste sentido, a contabilidade deve acercar-se de profissionais que atendam as características fundamentais à administração, como ser útil, oportuna, clara, íntegra, relevante, flexível, completa e preditiva (fornecer indicadores e tendências); características estas, contempladas pelos Princípios de Contabilidade.
A correta aplicação dos Princípios de Contabilidade tem sido alvo de várias pesquisas dentro do conhecimento contábil, por meio das quais pesquisadores têm associado à inobservância dos mesmos ao alto índice de fechamento de empresas. Essa inobservância aos Princípios gera consequências para a contabilidade por não ter informações corretas sobre o saldo do caixa, dos estoques das mercadorias, valor das contas a pagar e contas a receber volume das despesas fixas ou financeiras, dentre outros, em decorrência do registro inadequado das transações realizadas; dificultando o controle e administração enquanto as informações não atendem as características fundamentais abordadas anteriormente. Além disso, esta situação deixa o contador impossibilitado de exercer suas atividades com eficiência.
...