Evolução Motora Da Criança
Artigo: Evolução Motora Da Criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valkiria • 18/11/2013 • 5.101 Palavras (21 Páginas) • 667 Visualizações
Aluna: Valquíria Figueiredo silva
2° Módulo Curso Normal
Magistério
VALQUÍRIA
EVOLUÇÃO MOTORA DA CRIANÇA
PARTE: TEORIA E PRÁTICA
CAMPESTRE
2012
REFLEXOS PRIMITIVOS
TRABALHO APRESENTADO PARA A DISCIPLINA DE CORPO, HIGIENE E SAÚDE, REFERENTE A OBTENÇÃO DE NOTA PARA O 3º BIMESTRE, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR ENIVAL.
SUMÁRIO
Resumo 04
Introdução 05
Evolução Motora da Criança 07
O que é Concepção 07
O que é Fecundação 07
Divisão Gestacional por Semana 08
Divisão Gestacional por Mês 11
O Parto 15
Estágios do Trabalho de Parto 15
Tipos de Parto 17
Reflexos Primitivos 18
Desenvolvimento da Coordenação Motora do seu Bebê 25
Conclusão 27
Referências Bibliográficas 28
RESUMO
Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Verificou-se as fases de desenvolvimento da criança até os 18 meses de vida e como a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença em uma idade mais avançada da criança.
INTRODUÇÃO
O aprimoramento motor é o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criança. A independência adquirida com a locomoção e a manipulação de objetos ampliou a visão de mundo do ser humano, contribuindo e levando-o a progredir continuamente.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento motor, o qual está relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. O desenvolvimento é um processo de mudanças complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas dos organismos.
O desenvolvimento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente e não apenas da maturação do sistema nervoso [4]. Quando a criança nasce, o seu SNC ainda não está completamente desenvolvido. Ela percebe o mundo pelos sentidos e age sobre ele, criando uma interação que se modifica no decorrer do seu desenvolvimento. Deste modo, por meio de sua relação com o meio, o SNC se mantém em constante evolução, em um processo de aprendizagem que permite sua melhor adaptação ao meio em que vive. Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, visto que suas características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre a criança e seu ambiente. Mesmo assim, existem características particulares que permitem uma avaliação grosseira do nível e da qualidade do desempenho.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades. A maioria das crianças nasce sem problemas de desenvolvimento. As diferenças individuais entre elas são muitas, inclusive características físicas, temperamento e personalidade; mas a seqüência de desenvolvimento é bastante previsível. Sabe-se que, na ausência de sinais severos, como nos casos de paralisia cerebral e retardo mental, um número significativo de crianças com história de prematuridade vêm apresentar sinais de distúrbios de aprendizagem, dificuldades de linguagem, problemas de comportamento, déficits de coordenação motora e percepção visoespacial na idade escolar. De acordo com isso, foram constatados em estudos experimentais que a estimulação sensório motora em recém-nascidos de risco favoreceu a adequação de seus padrões motores. Deve-se ter em mente que as informações obtidas através de pesquisas culturais cruzadas sobre o desenvolvimento motor de lactentes vêm alertar pesquisadores, médicos, terapeutas e educadores quanto à existência de diferentes padrões no desenvolvimento e quanto à necessidade de conhecimento dos padrões da população em que se atua, evitando interpretações equivocadas de testes motores e falhas no diagnóstico de desvios, atrasos ou precocidade no desenvolvimento motor.
EVOLUÇÃO MOTORA DA CRIANÇA
FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL DO BEBE
O QUE É CONCEPÇÃO?
Tudo começa cerca de duas semanas depois do início da menstruação, quando a mulher ovula, dando a chance para um espermatozoide alcançar o óvulo. A concepção é então a união do espermatozoide com o óvulo, que vai dar origem a uma gravidez.
O QUE É A FECUNDAÇÃO?
A fecundação é a fusão dos materiais dos núcleos de dois gametas que dá lugar a formação de um zigoto, o embrião.
A conjugação é um tipo de fecundação que pode ocorrer
...