Evolução do combate a incêndio
Abstract: Evolução do combate a incêndio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaeldpdc • 13/9/2013 • Abstract • 860 Palavras (4 Páginas) • 738 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Para que se tenha uma eficiente contenção e prevenção a incêndios é necessária a elaboração de um projeto de prevenção fixo por um Engenheiro Civil, mas para isso é preciso que ele saiba as características do fogo e dos incêndios, tal como ocorrem os princípios de incêndios e qual o perigo para a saúde humana, pois é usando esses pilares que se pode escolher qual o melhor método de prevenção para cada local. Além disso o Engenheiro Civil deve conhecer as formas de prevenção de um incêndio e quais delas são próprias para cada tipo de situação.
É com o intuito de informar essas características que esse trabalho foi elaborado, com base em pesquisas principalmente feitas na Internet e de noticiários apresentados na mídia.
A prevenção contra incêndio tornou um assunto muito falado nos últimos tempos, principalmente após a catástrofe ocorrida em Santa Maria – RS. Ultimamente o Corpo de Bombeiros tem fiscalizado com mais rigor as edificações que necessitam de sistema de prevenção fixo, e segundo o Jornal da Globo após a catástrofe de Santa Maria foram fechadas várias boates em todo o país que tinham irregularidades no sistema preventivo. Porém essa fiscalização ainda é falha, pois faltam recursos e profissionais capacitados para que tudo esteja de acordo com as leis. Segundo o jornal Estado de Minas, na cidade de Belo Horizonte existem pelo menos sete boates funcionando com irregularidades, isso mostra que o governo brasileiro precisa tomar providencias relacionadas a esse tema.
2 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
2.1 HISTÓRIA DO FOGO
Desde a Pré-história o fogo era fundamental para a vida humana, pois era utilizado na iluminação e aquecimento das cavernas, na preparação de alimentos e na proteção contra predadores.
Os primeiros contatos homem-fogo foram através de manifestações naturais como terremotos, erupções vulcânicas e raios, entre outros fenômenos naturais. Estudos científicos apontam que o homem aprendeu a obter fogo intencionalmente a cerca de 500.00 anos, através da fricção de pedras.
Figura 1 – Produção intencional do fogo
Fonte: Cena do filme “A guerra do fogo”
2.2 HISTÓRICO DOS INCÊNDIOS
Os incêndios surgem quando o homem perde o controle do fogo, provocando danos ao ser humano e ao meio ambiente, além de perdas materiais.
Um dos primeiros sinais de prevenção de incêndios que foi detectado era o fato de os primeiros habitantes terem procurado cavernas distantes de vulcões e afastadas de vegetação seca. Descobriu-se a partir daí que a água da chuva apagava o fogo ocasionado pelos fenômenos naturais, tornando-se assim a principal fonte de combate a incêndios.
A partir da Revolução Industrial e do crescimento das cidades, os incêndios começaram a ficar mais frequentes. As redes elétricas manuseadas de forma errônea e o crescente uso das máquinas a vapor para aumentar a produção facilitam os acidentes com fogo.
Para manter a proteção da população, no século I a.C, materiais de combate ao fogo foram criados e pessoas foram treinadas para controlarem o fogo. Surgiu então o “embrião” do Corpo de Bombeiros.
2.3 EVOLUÇÃO DO COMBATE A INCÊNDIO
Quando o fogo começou a perder o controle foi necessário criar métodos para um controle mais eficaz. Uma das primeiras
...