Exame físico Da Criança
Pesquisas Acadêmicas: Exame físico Da Criança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryfreitas123 • 15/11/2013 • 245 Palavras (1 Páginas) • 653 Visualizações
O exame físico pediátrico, sendo o primeiro contato mais íntimo do profissional de saúde com a criança, é decisivo no relacionamento entre eles e condiciona a qualidade e quantidade dos achados, a adesão e atitude da criança nas consultas subsequentes e o relacionamento entre pais e o profissional de enfermagem e/ou médico. Logo, a maneira pela qual se examina uma criança é fundamental, sendo importante demonstrar carinho, delicadeza e muita paciência, sem deixar de lado a energia e à firmeza tantas vezes necessárias. (BEVILACQUA, 1997)
A entrevista é muito importante em pediatria;
Além dos dados objetivos de anamnese, uma boa entrevista poderá dar ao profissional da saúde (médico, enfermeiro) uma noção global do seu paciente, dos familiares, do ambiente em que vive e seu relacionamento com pais, irmãos, amigos, professores e demais pessoas;
Através da entrevista o profissional da saúde pode perceber sentimentos e ter sensações acerca do paciente, que permitirão analisa-lo e entende-lo melhor o ponto de vista biopsicossocial.
Ambiente;
Apresentação;
Atitude e Comportamento do profissional de saúde;
Atenção;
Abordagem de todos os assuntos;
Saber conduzir corretamente a entrevista;
Facilitação;
Reflexão;
Esclarecimento;
Respostas empáticas;
Confrontação;
Interpretação
A observação da criança inicia-se com a sua entrada no consultório, momento em que se observam alguns dados: quem traz a criança, a maneira como é carregada e manipulada, suas fácies, padrão respiratório, atitude, atividade, etc.
Não assustar a criança: voz elevada, gestos bruscos, coloca-la subitamente na mesa ou despi-la rapidamente, não tocá-la com as mãos frias, etc.
Um bom exame necessita de um ambiente de confiança.
...