Exercicios Direto E Legislação
Dissertações: Exercicios Direto E Legislação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wil_positron • 27/11/2013 • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
1) O que foi o período de “ênfase nas tarefas” , quem foi seu precursor e o quê foi feito para sincronizar o tempo de produção?
Caracteriza-se por ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX.
Seu precursor engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.
2) Dê o conceito de SISTEMA e explique por que o sistema é considerado mais do que a soma de suas partes?
A 'teoria de sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.
3) Explique os níveis das empresas: - institucional / intermediário / operacional. Como funciona e quem opera nesse sistema?
As empresas opera nesses sistemas de acordo com suas necessidades.
4) Em relação a uma empresa, explique:
a) o que é a missão?
Missão da Empresa
A missão reflete uma relação direta entre o mercado de atuação e a empresa. Estamos
conscientes de que os mercados estão em constante mudança. Portanto, a missão
deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto
atual do mercado. Se for preciso mudar parte ou toda a missão, é melhor fazê-lo do
que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua
existência.
b) o que é visão? Para que ela serve?
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".
Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.
c) quais os objetivos?
Objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Missão.
D) qual a diferença entre organização e empresa?
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também o é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.
5) Por que o Planejamento Operacional é tão importante? Qual o seu tempo de aplicabilidade e qual o nível empresarial a que corresponde?
Planejamento operacional ou Plano Operacional é considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projectos. Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que esta presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização.
6) Por que as empresas multinacionais como a Microsoft, Ford, GM, HP, utilizam a departamentalização regional? Explique.
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de
homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros,
materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a
configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O
processo organizacional de
...