FACULDADE ALIANÇA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PABLO ESTRELA MADEIRA AVALIAÇÃO PRÁTICA DE EXERGAME EM JOVENS SEDENTÁRIOS COM SOBREPESO
Por: Pablo Madeira • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 980 Palavras (4 Páginas) • 441 Visualizações
FACULDADE ALIANÇA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PABLO ESTRELA MADEIRA
AVALIAÇÃO PRÁTICA DE EXERGAME EM JOVENS SEDENTÁRIOS COM SOBREPESO
TERESINA
ABRIL/2013
PABLO ESTRELA MADEIRA
AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE EXERGAME EM JOVENS SEDENTÁRIOS COM SOBREPESO
Trabalho desenvolvido durante a Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso I
Professor (a): Suziane Carvalho de Oliveira
TERESINA
ABRIL/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................01
2. OBJETIVOS...........................................................................03
2.1 OBJEITVO GERAL.................................................................03
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO.......................................................03
3. METODOLOGIA.....................................................................04
INTRODUÇÃO
Recentemente surgiu um novo conceito em atividade física que utiliza a nova geração de vídeo game como principal arma, esse novo conceito tem recebido vários nomes tais como: exergames, exergaming, activity-promoting video games, physically interactive video game, active video gaming. Nesse trabalho usaremos a expressão “EXERGAME” já que é a mais utilizada. Nessa nova modalidade utiliza-se como base principal para a prática da atividade física, um instrumento que já foi considerado vilão por pais e profissionais da área da educação física que é o vídeo game. Os EXERGAMES são uma nova ferramenta educacional para as Ciências da Saúde, especialmente para a Educação Física, visto que o movimento humano é característica fundamental nesses tipos de games, sendo essa as principais diferenças em relação aos vídeos games tradicionais que foram classificados como atividades sedentárias. (PARIZKOVA e CHIN 2003)
Praticar atividade física tem grande importância na qualidade de vida do indivíduo, sendo o sedentarismo um grande antagonista,a essa prática que por um grande período de tempo teve no vídeo game um dos seus maiores inimigos, já que jogar vídeo game era uma atividade totalmente sedentária, o sedentarismo pode trazer problemas como a obesidade. Segundo (DIETZ 1993) a obesidade em adolescentes resulta do desequilíbrio entre atividade reduzida e excesso de consumo de alimentos densamente calóricos, tendo mostrado que o número de horas que um adolescente passa assistindo TV é um importante fator associado à obesidade, acarretando um aumento de 2% na prevalência da obesidade para cada hora adicional de televisão em jovens de 12 a 17 anos.
A discussão da relação entre atividade física e exergame é um assunto bastante atual na educação física, já quer até certo tempo existia uma ideia que o uso de jogos eletrônicos era uma atividade sedentária, essa nova perspectiva de jogos lança um desafio a Educação Física que pode ter ao seu lado um dos instrumentos que a contrariava, já que esta defende a manutenção da saúde através da atividade física.(Ramos2008) afirma que, dentro desse novo paradigma, o professor tem uma função estratégica quando pensamos na aplicabilidade pedagógica dos jogos eletrônicos e nos reflexos que eles podem ter no desenvolvimento humano.
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