FERRERO ROCHER
Pesquisas Acadêmicas: FERRERO ROCHER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renanblanc • 8/5/2014 • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 1.519 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
CELSO LUIS GARCIA PACHECO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (PLANEJAMENTO E GESTÃO)
Teresópolis - RJ
2013/02
CELSO LUIS GARCIA PACHECO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (PLANEJAMENTO E GESTÃO)
Trabalho de apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito das disciplinas: Planejamento de Marketing e Administração de vendas. Noções de Gestão Financeira. Gestão de Marketing no Ambiente digital.
Tutor Eletrônico:
Teresópolis - RJ
2013/02
QUESTÕES PROPOSTAS:
1 - Planejamento de Marketing:
A Trident seguiu fielmente a tese de que planejar é abrir espaço para novas atividades, é economizar tempo e dinheiro. Planejando, a Trident vem alcançando objetivos de curto, médio e longo prazo. A empresa realizou um planejamento estratégico de uma forma técnica detectando onde ela deseja alcançar e de que forma ela irá realizar o seu objetivo. Os dois elementos principais deste palnejamento são a Missão e Visão estratégica do negócio. Na missão a empresa detecta que tipo é seu cliente, o que tem valor para ele, e o que a marca pode proporcionar de benefício para ele. Na visão a empresa detecta sua condição futura, algo brilhante que ela deseja atingir ou que aspira vir. Na marca Trident já pode se dizer que ela adquiria valores bem definidos, com a qualidade de seus produtos.
A empresa realizou uma análise SWOT de sua marca, procurando entender suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças que ela possui. Com esta pesquisa efetuada detectou-se os pontos fortes da empresa: A lembrança bem forte que a marca possui em seu público-alvo. A Trident é a marca mais vendida no segmento doceiro. No momento da compra, a marca é lembrada especialmente por possuir uma distribuição intensiva. O investimento em comunicação também é um alavancador da lembrança da marca.
O ponto “fraco” da marca é sua jovialidade de seu consumidor, pois o “carro chefe” de seu consumo possui média de 20 a 30 anos de idade. O seu pioneirismo e inovação em buscar da goma de mascar sem açúcar foi sem dúvida uma tentativa de abranger um público de mais idade, preocupando-se com a higiene bucal, sendo mais exigido nessa idade.
A sua “ameaça” é a lealdade, pois ainda influencia em sua compra, se o consumidor for em um local para comprar uma goma de mascar, noventa porcento deles procuram a marca Trident, mas se não a encontrarem, eles compram outra marca. A Trident está inserida no mercado em que a lealdade é baixa, pois sua compra é feita muito por impulso.
A “oportunidade” que a empresa tem de não deixar a “ameaça” avançar é a forte distribuição do produto não possibilitando que o produto seja trocado pelos concorrentes no momento da compra, lembrando que uma oportunidade existe quando a empresa pode lucrar quando atende as necessidade dos consumidores de um determinado segmento. Acredita-se que a empresa que investe em fidelização a visão da empresa se modifica.
2 - Administração de Vendas:
As vendas no atacado e varejo são de grande importância para as empresas, mas é necessário a busca no aperfeiçoamento das técnicas de vendas.
Um vendedor precisa ter facilidade na comunicação pessoal, sinceridade e honestidade são requisitos fundamentais para um bom profissional de vendas, conhecer bem o produto que vende, faz com que o consumidor perceba que ele é um especialista, demonstra empatia, atenção e interesse no cliente sabendo fazer perguntas para esclarecer, um vendedor representa sua empresa, representar a empresa é saber o que vende, como vende e para quem vende. Representar a empresa é se preocupar com a realização das metas de vendas previamente estabelecidas, é procurar realizar a venda à vista ou conjugar a venda de produtos em promoção com outros de preço normal.
O papel principal do vendedor em um processo de vendas é o reconhecimento de que o valor do cliente é maior do que o valor de sua compra, o que dá a certeza do seu retorno ao longo do tempo, que por outro lado, a aquisição do cliente é bem mais cara do que a sua manutenção, voltando assim a fidelidade a ser um requisito de grande relevância. Um vendedor precisa ser cada vez mais empático, para conseguir se enxergar no lugar do cliente, não apenas vender, mas também apontar rumos para o restante da empresa, afinal, é ele que todos os dias tem contato com compradores de carne e osso, é ele que sabe o que querem comprar.
Portanto, percebemos que um vendedor deixou de ser apenas “um representante do cliente”, para ser também um “representante do cliente” para a empresa, uma espécie de “olheiro”, que ajuda a apontar para onde o mercado pode crescer e de que maneira.
Outro tipo de processo de vendas, é a venda online. A demonstração de um produto pelas redes sociais pode ser visto por milhões de pessoas por um custo quase que zero, as empresas estão aderindo as redes sociais, muitas delas no intuito de monitorar as suas marcas, com a finalidade de antecipar alguns fatos indesejáveis ou até mesmo de servir como termômetro de como sua marca/produto está posicionado e sendo vista pelo mercado. A participação em discussão que o tema esteja relacionado a um assunto ligado a sua empresa ou em qualquer outra forma de interação.
A grande vantagem da venda online é que o produto não passa pelo custo operacional de uma venda (em uma loja física) com o atendimento direto do vendedor.
...