FITOTERAPIA
Artigo: FITOTERAPIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yancristian • 26/8/2014 • Artigo • 292 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgia independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quanto o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do ginseng e da Cânfora.
Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.
Vantagens e riscos
Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças, através de mecanismos na maioria das vezes desconhecidos. O estudo desses mecanismos e o isolamento do princípio ativo da planta é uma das principais prioridades da farmacologia.
Ao contrário da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Além do princípio ativo terapêutico, a mesma planta pode conter outras substâncias tóxicas, a grande quantidade de substâncias diferentes pode induzir a reação alérgica, pode haver contaminação por agrotóxicos ou por metais pesados.
Exemplos de plantas medicinais
Camomila
Nome : científico Matricaria Chamomilla L.
Familia : Asteraceae
Nome popular : Camomila
Origem : Europa e América do Norte
Parte usada : Flor seca
Boldo
Nome científico: Pneumus boldus Molina
Família: Monimiáceas
Nome popular: BOLDO DO CHILE
Origem: Chile
Parte usada: Folhas
Aveia
Nome científico : Avena sativa L
Familia : Gramineas
Origem : Origem da aveia não é bem clara, talvez na Ásia e no Oriente médio.
Parte usada : Sementes e partes aéreas
Cacaueiro
Nome científico : Theobroma cacao L.
Familia : Sterculiacea
Nome Popular : CACAUZEIRO, CACAU
Origem : Florestas tropicais das Américas Central e Sul, incluindo a Amazónia Brasileira
EXISTE TAMBÉM O
ALECRIM
ALFACE
ALFAVACA
AÇAFRÃO
CANNABIS
CAFEEIRO
CÂNFORA
CANELA
LIMOEIRO
MAMÃO-DO-MATO
IPÊ
ENTRE OUTRAS
...