FOLHA DE PONTO
Trabalho Universitário: FOLHA DE PONTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/9/2014 • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 450 Visualizações
Supervisor de serviços gerais
Missão do cargo
Coordenar as atividades de manutenção predial e serviços de apoio administrativo, visando garantir o estado de conservação da infra-estrutura física das instalações e a qualidade dos serviços de apoio administrativo.
Responsabilidades
Supervisionar a manutenção predial, identificando necessidades de reparos, definindo as prioridades, visando preservar as condições de funcionamento das instalações prediais.
Supervisionar e orientar os serviços de atendimento interno, como telefonia, recepção, vigilância, portaria e copa, visando assegurar a qualidade e presteza nesses serviços.
Supervisionar os serviços de copa, reprografia, limpeza, visando o adequado atendimento das necessidades das áreas usuárias desses serviços.
Controlar as escalas de trabalho e tarefas do pessoal de serviços gerais, visando otimizar a utilização do tempo e dos recursos humanos disponíveis.
Negociar com prestadores de serviço de manutenção, selecionando empresas com pessoal especializado, visando a melhor qualidade do serviço prestado.
Supervisionar o recebimento e distribuição de correspondências e o serviço de malotes.
Supervisionar o consumo de materiais e uso das máquinas copiadoras.
Efetuar ou solicitar a compra dos materiais necessários à manutenção.
Gerente de Contabilidade
Missão do cargo
Planejar, organizar e supervisionar as atividades da contabilidade geral, visando assegurar que todos os relatórios e registros sejam feitos de acordo com os princípios e normas contábeis e legislação pertinente, dentro dos prazos e das normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.
Responsabilidades
Supervisionar as atividades da contabilidade, visando assegurar que todos os relatórios e registros contábeis sejam feitos de acordo com os princípios e normas contábeis e legislação pertinente, dentro dos prazos e das normas e procedimentos estabelecidos pela empresa.
Supervisionar a elaboração dos balancetes mensais (contábil e gerencial), visando assegurar que os mesmos reflitam corretamente a situação econômico-financeira da empresa.
Analisar as informações contábeis e preparar relatórios (específicos e eventuais) contendo informações, explicações e/ou interpretações dos resultados e mutações ocorridos no período, visando subsidiar o processo decisório na empresa.
Supervisionar as atividades de escrituração fiscal (ICMS, IPI, ISS etc.) e da apuração mensal do Imposto de Renda, visando assegurar que todos os tributos devidos sejam apurados e recolhidos na forma da lei, incluindo o cumprimento das obrigações acessórias.
Elaborar a Declaração Anual do Imposto de Renda, visando o cumprimento da legislação específica.
Pesquisar e estudar toda a legislação fiscal-tributária, dando a orientação necessária a todas as áreas da empresa responsáveis por emissão, registro ou trâmite de documentos fiscais, visando prevenir incorreções e prejuízos à empresa, bem como a conformidade às exigências legais.
Atender e acompanhar os trabalhos da auditoria externa, prestando todos os esclarecimentos necessários, visando a agilização e qualidade do trabalho da auditoria.
Supervisionar o processo e elaborar os documentos necessários ao cumprimento das obrigações societárias da empresa (atas, assembléias, contrato social, etc.)
Supervisor Financeiro
Missão do cargo
Supervisionar as atividades de contas a pagar e a receber, visando assegurar o cumprimento das obrigações financeiras e recebimento dos créditos da empresa.
Responsabilidade
Supervisionar as atividades de contas a pagar e tesouraria, visando assegurar o cumprimento de todas as obrigações financeiras da empresa.
Supervisionar as atividades de contas a receber, visando assegurar que todos os créditos da empresa sejam recebidos em tempo hábil.
Preparar previsões de caixa, visando detectar necessidades de captação ou aplicação de recursos.
Acompanhar e analisar o comportamento do mercado financeiro, visando subsidiar decisões relacionadas com captação ou aplicação de recursos.
Captar recursos financeiros no mercado, buscando as melhores formas e taxas de juros, visando atender a necessidades da empresa.
Negociar despesas bancárias, seguros de veículos e outras tarifas bancárias, buscando minimizar os custos dessas transações.
Verificar a exatidão de toda a documentação relativa a pagamentos, conforme as normas e procedimentos estabelecidos.
Controlar os contratos de prestação de serviços, leasing, aluguel, e financiamentos de longo prazo, para a liberação dos pagamentos nos prazos estabelecidos.
Preparar o fluxo de caixa diário e semanal.
Controlar a posição de débitos de clientes para liberação de novos pedidos de compra.
Preparar relatório sobre posição de clientes inadimplentes, contatando os representantes para solução de pendências.
Preparar documentação para procedimentos judiciais em relação a créditos da empresa.
Assistente de informatica
Missão do cargo
Prestar assistência na administração da rede de computadores e suporte aos usuários nos aspectos de hardware e software.
Responsabilidades
Prestar suporte aos usuários da rede de computadores, envolvendo a montagem, reparos e configurações de equipamentos e na utilização do hardware e software disponíveis.
Preparar inventário do hardware existente, controlando notas fiscais de aquisição, contratos de manutenção e prazos de garantia.
Treinar os usuários nos aplicativos disponíveis, dando suporte na solução de problemas.
Contatar fornecedores de software para solução de problemas quanto aos aplicativos adquiridos.
Montagem dos equipamentos e implantação dos sistemas utilizados pelas unidades de serviço e treinamento dos usuários.
Participar do processo de análise dos novos softwares e do processo de compra de softwares aplicativos.
Elaborar pequenos programas para facilitar a interface usuário-suporte.
Efetuar a manutenção e conservação dos equipamentos.
Efetuar os back-ups e outros procedimentos de segurança dos dados armazenados.
Criar e implantar procedimentos de restrição do acesso e utilização da rede, como senhas, eliminação de drives etc.
Instalar softwares de up-grade e fazer outras adaptações/modificações para melhorar o desempenho dos equipamentos.
Participar da análise de partes/acessórios e materiais de informática que exijam especificação ou configuração.
Preparar relatórios de acompanhamento do trabalho técnico realizado.
Gerente geral
Missão do cargo:
Assegurar a obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais e administrativos, em conformidade com a missão da empresa, seus princípios e filosofia de negócios, dentro das diretrizes estratégicas e operacionais estabelecidas, por meio da coordenação geral de todas as áreas da empresa.
Principais Responsabilidades:
Conduzir a elaboração e execução dos planos estratégicos e operacionais, em todas as áreas da empresa, visando a assegurar o seu desenvolvimento, crescimento e continuidade.
Definir as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa.
Identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e fazer recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios, visando a garantir um retorno adequado aos acionistas e resguardar a segurança dos ativos da empresa.
Manter contatos com a direção das empresas clientes para identificar oportunidades de ampliação ou melhoria nos produtos / serviços prestados ou solução de eventuais problemas contratuais ou operacionais, visando a manter a satisfação do cliente e projetar uma imagem positiva da empresa no mercado.
Conduzir os processos de mudanças na cultura da organização, visando conquistar o engajamento de todos os seus integrantes e garantir a consolidação de uma cultura organizacional orientada para a contínua busca da qualidade e de altos padrões de desempenho individual e coletivo.
Coordenar as negociações para aquisições, fusões, associações, etc. com outras empresas, visando ao crescimento e consolidação dos negócios.
Manter contatos com a direção de outras empresas, entidades de classe e órgãos governamentais, visando a harmonizar esforços que se traduzam em benefícios para os clientes, o mercado e a comunidade em geral.
G. financeiro
Missão
Gerenciar, planejar, controlar e acompanhar as atividades inerentes à área Financeira da Empresa,
desenvolvendo o controle sobre as variáveis que possam interferir no resultado almejado, identificando
problemas e trabalhando proativamente em sua solução, revendo os modelos de Gestão adotados pelo
mercado e aperfeiçoando-os à realidade da Empresa
responsabilidade
05 - Empenho para o alcance de objetivos e metas
funcionais, produção, vendas, finanças, pesquisa,
desenvolvimento: Gerência dos Negócios,
Responsáveis de Área. Tarefas diferenciadas, necessitando esforços de
coordenação, integração e harmonização, e que
exigem a busca de soluções a partir de análise
acurada do problema.
G. administrativo
O Gerente Administrativo é o profissional responsável por toda manutenção da engrenagem que garante o andamento correto das funções de apoio administrativo.
Um Gerente Administrativo atua com a gestão da equipe, respondendo pelos recursos humanos, supervisionando o setor de compras dando assessoria a presidência da empresa, elaborando relatórios gerenciais e conduzir reuniões de recursos materiais e financeiros da área providenciando meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos.
Está sob as responsabilidades de um Gerente Administrativo comandar setores como contas a pagar e receber, financeiro, departamento de pessoal, tesouraria e jurídico se responsabilizando por todas as áreas que envolvem a administração da empresa para que em seu departamento tudo funcione perfeitamente, pois os outros setores dependem muito do setor da administração.
Além disso, o Gerente Administrativo administra os recursos que possui para atingir os objetivos da empresa.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente Administrativo além da graduação é essencial que tenha capacidade de liderança, espírito empreendedor e objetividade.
ASSISTENTE FINANCEIRO
O Assistente Financeiro é o profissional responsável por auxiliar e monitorar as atividades financeiras de uma determinada empresa.
Um Assistente Financeiro auxilia em atividades da área financeira de controle bancário e de contas, cuida do fluxo de caixa, das cobranças e investimentos, emissão de relatórios e de contas a pagar e receber, lançamento de cheques e organização de documentos.
Está sob as responsabilidades de um Assistente Financeiro efetuar levantamentos e controles de pouca complexidade relativos aos registros das transações financeiras necessárias à sua gestão, realizar conciliação bancária das contas, conferindo os lançamentos de tarifas, pagamentos e créditos, efetuar a baixa no sistema de controle bancário, verificando eventuais pendências, realizar os processos de recebimento, verificar casos de inadimplência, identificando formas de negociação para diminuir o passivo, realizar relatórios de despesas e emitir notas de mão-de-obra, taxa de administração e intermediação, enviar aos locatários avisos de cobrança, controlar os pagamentos e negociar inadimplência, controlar vencimento e data de reajuste dos contratos de locação e vendas, informando o locatário, avaliar os prazos de pagamento, separar os documentos a serem pagos e emitir cheques, requisitar e encaminhar mensageiro para os serviços de pagamento em bancos e órgãos externos, controlar todos os processos de pagamentos (fornecedores, folha de pagamento, impostos, encargos, etc.), conferir os protocolos de entrega de notas fiscais, boletos e documentos para pagamento, emitir as guias de recolhimento dos impostos, efetuar o processo de Transferência Eletrônica de Dados (TED), conferir os pagamentos realizados, organizando e arquivando os comprovantes, separar guias de pagamento e notas fiscais, baixar diariamente os cheques e pagamentos on-line e realizar arquivo da área financeira (internos e externos).
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente Financeiro além da graduação é essencial que possua domínio da matemática básica e financeira, domínio das ferramentas de informática, além de ser proativo, organizado, paciente, ter espírito de liderança, saber gerir crises, ser concentrado e saber trabalhar em equipe.
GERENTE DE RH
A principal tarefa desse profissional, segundo Jozete Bezerra, coordenadora da área técnica da consultoria de RH Ricardo Xavier, é planejar e organizar a rotina dos funcionários da empresa, a fim de criar um ambiente agradável e motivador. “Sem, é claro, deixar de lado a satisfação do empregador. Por isso, é importante saber até que ponto está disposto a investir nos funcionários”, alerta Jozete.
A parte mais burocrática do departamento, como pagamentos, férias, banco de horas, autorização de licenças, segurança, saúde, alimentação e transporte de todos os contratados também fica sob sua responsabilidade. Vale ressaltar que essas e outras missões do RH precisam estar sempre baseadas nas leis trabalhistas vigentes no País, Estados e Municípios. “O objetivo é impedir erros que levem a empresa a ser autuada pela Justiça, durante alguma fiscalização, ou processada por um funcionário”, alerta Jozete.
Outro dever de um Gerente de Recursos Humanos é estimular a produtividade e a competitividade saudável entre os colaboradores de cada departamento. Para isso, a consultora indica manter contato direto com os gestores de cada área e suas equipes. “Fazer visitas periódicas para mostrar sua acessibilidade é uma boa estratégia. Além disso, durante esses encontros é possível ouvir anseios e solicitações de ambos os lados e ainda orientar os gestores sobre como lidar corretamente com seu time”, explica a consultora da Ricardo Xavier.
É recomendável que boa parte dos benefícios oferecidos pelas empresas sejam escolhidos com base nos pedidos dos funcionários, como, por exemplo, salas de descanso e lazer, distribuição de frutas e lanches. Há pedidos simples e pontuais que também funcionam como benefício e, ao serem atendidos, fazem a diferença no nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa. “Por isso, é importante estar sempre atento”, destaca Jozete.
Definir política de recrutamento, plano de cargos e salários, de carreira ou meritocracia é mais uma tarefa de um Gerente de RH. Dessa forma, garante que os novos contratados tenham o perfil da empresa e se enquadrem nas atividades a serem exercidas. Permite ainda que os antigos colaboradores tenham oportunidade de expandir sua experiência profissional. “Sem dúvida, é uma forma de motivar as pessoas e permitir que troquem a área de atuação se desejarem e, assim, produzam mais”, diz Jozete. O Gerente pode ainda pleitear treinamentos para os funcionários junto à diretoria para garantir que essa estratégia dê certo.
Implantar pesquisa de clima organizacional, de avaliação de desempenho, além de entrevista de desligamento, são outras atribuições desse profissional. O objetivo, novamente, é garantir a alta produtividade das equipes e sua satisfação. Esses estudos ajudam a mostrar se a empresa está ou não no caminho certo. Com certeza, se o Gerente de RH colocar todas essas ações em prática, os resultados serão sempre positivos.
- - - - -
...