FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL
Casos: FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lisiane12 • 11/11/2014 • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 239 Visualizações
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
Participantes:
Fabiane Marques Santos RA: 394182
Lisiane Santos Pestana RA: 396400
Maria Francisca Costa dos Santos RA: 399561
Título da atividade: Construindo uma história
Tutora a distância: Gislaine Spessoto Soares Matoso
São Luís 28 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
O Brasil teve sua formação desenvolvida em etapas de acordo com cada época. Muitos relataram e retrataram o Brasil desde o início da sua colonização, mostrando como se tornou o Brasil de hoje:
Jean Baptiste Debret com suas obras
A Era Vargas
O Golpe Militar
Filme Carlota Joaquina
A Constituição de 1891
A formação das cidades: favelas e saneamento básico
Todos esses sub-temas contribuíram na formação do Brasil e serão discutidos neste trabalho para melhor entendimento.
Obras de Debret
Pinturas com cores vivas;
Mostram sentimentos emoção das figuras retratadas;
Individualismo, características das obras românticas;
Retratou os aspectos das cenas e região retratadas;
O preconceito contra negros, pobres e índios, retratados no filme principalmente por Carlota Joaquina, ainda permanece apesar de ser intensamente combatido pelas políticas públicas.
A cena retrata submissão e o trabalho compulsório dos escravos. Atualmente apesar de muitas leis trabalhistas pouco se tem feito para garantir o direito do trabalhador, que em sua maioria não é valorizado, ainda existe no Brasil escravidão de pessoas pobres, mulheres e crianças.
A constituição de 1891, foi a primeira constituição Republicana do Brasil, um dos mais importantes documentos da história ,sendo um divisor de águas para o país.
A partir desta constituição o Brasil passava a ser república Federativa, presidencialista e representativa;
As províncias passaram a ser unidades federativas.
O presidente seria eleito para um mandato de 4 nos, sem direito a reeleição.
Todos os maiores de 21 anos tinham direito ao voto, os soldados , os mendigos, os analfabetos, as mulheres e os frades não votavam.
O governo passou a ter três poderes independentes: o executivo, o legislativo e o judiciário.
ERA VARGAS
Era Vargas teve como principais características :O populismo - Conjunto de movimentos políticos, associados a industrialização, a urbanização e a dissolução das estruturas políticas oligárquicas ;As leis trabalhistas : Carteira profissional, jornada de trabalho de 48h e férias remuneradas;Industrialização, investimento em infraestrutura, criação da companhia do vale do São Francisco, e criação do IBGE.
No começo da década de 60, o país atravessava uma profunda agitação política. Depois da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, assumiu seu vice, João Goulart (Jango), um homem de convicções esquerdistas para a então política brasileira.
Faziam parte de seus planos as reformas de base, que pretendiam reduzir as desigualdades sociais brasileiras. Entre estas, estavam as reformas bancária, eleitoral, universitária e agrária.
O perfil de Jango logo preocupou as elites, que temiam uma alteração social que ameaçasse seu poder econômico. Por isso, uma série de decisões foram tomadas para enfraquecer o presidente
. A mais famosa foi a adoção do parlamentarismo, que, em 1961 e 1962, atribuiu funções
...