FORMULAÇÃO DEHIPOTESES
Por: Mikael kaike • 1/6/2017 • Monografia • 947 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS PROFº BARROS ARAÚJO
MIKAEL KAIKE LUZ SILVA
UMA ANÁLISE NA EVOLUÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONTABILIDADE MANUAL E SISTEMATIZADA NA OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.
PICOS – PI
2017
MIKAEL KAIKE LUZ SILVA
UMA ANÁLISE NA EVOLUÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONTABILIDADE MANUAL E SISTEMATIZADA NA OPINIÃO DE PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de conclusão de Curso I do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – Campus Prof. Barros Araújo – Picos/PI, como requisito parcial à obtenção de nota e pré-requisito para a disciplina de TCC II.
Orientadora: Prof. Esp. Maria do Socorro de Sousa Pinheiro.
AGRADECIMENTOS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
- Tema
Uma análise na evolução contábil no Brasil e os sistemas de informação contábil
Delimitação do Tema
Uma análise na evolução contábil no Brasil e os sistemas de informação contábil: aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada na opinião de profissionais da contabilidade.
- Problematização
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Visto que sua história data desde os primórdios da civilização. Todavia, não se sabe ao certo o período de iniciação, pois há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam aproximadamente de 6 a 10.000 a.c com os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva.
Hoje a informática se tornou um dos meios de vital funcionamento de qualquer atividade contábil. A procura por informações mais precisas e eficazes com mais consistência aumentou nas últimas décadas, expondo as lacunas que existiam com os modelos antigos de se fazer os trabalhos contábeis, e consequentemente ajudou no desenvolvimento de novas formas de administração e aperfeiçoamento da contabilidade.
Diante do exposto, surge a seguinte questão: quais os aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada?
- Justificativa
A escolha do assunto da pesquisa acadêmica é o resultado do interesse de aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido, traduzindo-se na oportunidade de complementar o aprendizado em assuntos referentes ao avanço da contabilidade e os sistemas de informação contábil e as modificações trazidas pela utilização desses sistemas de informação pelos profissionais contábeis nos dias de hoje, mostrando vantagens e desvantagens da contabilidade manual e sistematizada.
- Formulação de hipóteses
- A informatização da contabilidade trouxe uma série de benefícios para a classe contábil;
- A contabilidade tornou-se mais facilmente praticada e compreendida pelos profissionais da contabilidade com os sistemas informatizados.
- Objetivos
1.6.1 Objetivo Geral
Identificar os aspectos positivos e negativos da contabilidade manual e sistematizada.
1.6.2 Objetivos específicos
- Analisar a evolução da contabilidade no Brasil;
- Examinar o impacto da transição da contabilidade manual para a sistematizada no dia-a-dia do contabilista;
- Descrever um paralelo da contabilidade feita de forma manual e informatizada.
- Referencial teórico
- Evolução da Contabilidade
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, visto que, sua história é tão antiga quanto os primórdios da civilização. Todavia não se sabe ao certo o período de iniciação, pois há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam aproximadamente de 6 a 10.000 a. C com os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva. Os sumérios, bem como, há afirmações de que a mesma data da era primitiva. Os primitivos viviam da caça e da coleta, ou seja, foram os primeiros modos de subsistência da época.
...