FRANQUIAS
Relatório de pesquisa: FRANQUIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SabrinaBGessner • 21/4/2014 • Relatório de pesquisa • 3.805 Palavras (16 Páginas) • 265 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
1. FRANQUIAS
1.1 Conceito;
Franquia é o termo que, conforme o contexto em que é utilizado serve para representar:
• A relação entre o franqueador e o franqueado;
• O somatório dos direitos e obrigações que resultam dessa relação; ou
• A unidade (loja, restaurante, escola, agência de viagens, etc.) instalada, operada e administrada pela franqueado, sob licença do franqueador.
Já Franchising é o sistema de parceria empresarial no qual uma empresa franqueadora vende o seu conhecimento, o “know-how” de operação de seu negócio, que foi “previamente testado e comprovadamente rentável e eficiente, a terceiros”, que se identificam com o seu segmento de negócio e vêem nele a oportunidade de firmar-se profissional e economicamente. No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.
Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.
1.2 Como Funcionam;
É interessante notar que o franqueador não fornece ao franqueado apenas o direito de comercialização de seus produtos. Ele fornece também os seus segredos e seu método, que caracterizam seu know-how e modo de gerenciamento, normalmente em um setor geográfico pré-definido.
Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.
O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.
Por outro lado, o franqueado assume integralmente todos os custos de montagem e operação de sua unidade franqueada e remunera a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua. A empresa franqueada e franqueadora é independente, ou seja, têm autonomia empresarial, tanto jurídica quanto financeira. A figura abaixo ilustra, de forma simplificada, o funcionamento de uma relação franqueador-franqueado:
Com o objetivo de se aproximar cada vez mais do consumidor e reforçar a identidade da marca, e com isso alavancar suas vendas, um grande número de empresas decidiram adotar o sistema de franchising nos últimos anos. É uma forma de diversificar e ampliar os canais de vendas da empresa.
A boa saúde econômica do país, que atraiu investidores estrangeiros e despertou os nacionais, e também o aumento do número de marcas no mercado, formam o cenário perfeito para o setor varejista. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), 2014 registrará um aumento de até 8% no número de marcas franqueadas.
Com um panorama tão favorável, a chave para o sucesso na administração de uma franquia e do varejo pode estar na capacitação dos profissionais interessados em entrar no mercado, e até mesmo para aqueles que já atuam no setor, e que desejam aproveitar o bom momento para prosperar ainda mais.
O Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece cursos de MBA nas áreas de Varejo e de Franquias para quem busca aprimorar seus conhecimentos e o desempenho de suas empresas.
Há mais de 22 anos no mercado, o Provar é um centro de referência em pesquisa, consultoria e educação voltadas ao setor de varejo de bens e serviços.
1.3 Como Implantar;
A maioria das pessoas interessadas em comprar uma franquia enfrenta uma série de dilemas na hora de optar por uma específica. Hoje, existem aproximadamente 2.500 empresas franqueadoras, nos mais diferentes segmentos, o que gera um excesso de informações para quem sai a campo a fim de procurar um negócio próprio.
A pergunta mais comum que as pessoas me fazem é: “Como saber qual deles é o melhor para mim?”. Para esclarecer os futuros empreendedores, com relação aos riscos existentes em qualquer investimento, fiz um breve resumo dos principais pontos a serem observados a fim de se evitarem os dissabores de se investir numa franquia errada.
Por isso, em primeiro lugar, é muito importante quebrar alguns mitos existentes.
Nestes últimos 10 anos, como consultor, sou procurado constantemente por pessoas, candidatos aos mais variados tipos de franquia, e a grande ilusão que existe é: “O franqueador vai fazer tudo por mim, por isso eu fiz essa opção”. E eu sempre digo “Dinheiro só vem antes do trabalho no dicionário”. Franchising não é um sistema mágico de se enriquecer. é uma forma direcionada e comprovada de se ter um negócio, cujo papel do franqueador é dar o suporte necessário para que o franqueado tenha sucesso.
A pessoa que vai comprar uma franquia tem de ter a consciência de que vai precisar se dedicar ao negócio. Em alguns casos de segunda a segunda, a exemplo das lojas de shopping centers. Outro aspecto a ser ressaltado é: nem todas elas são iguais. No caso do segmento de escolas de idiomas, onde existe uma grande concorrência, é muito importante pesquisar os diferenciais que cada uma oferece, como sistema de franquia e também em termos de cursos para o público em geral e a metodologia de ensino adotada.
Portanto, é necessário que o candidato faça, seja em qual segmento for, uma ampla pesquisa e comparação entre as franquias existentes, pesando os prós e contras de cada uma. Como o assunto é muito vasto, elaborei um breve resumo dos principais pontos a serem observados antes de comprar uma franquia, visando ajudar as pessoas a optar corretamente por uma franquia de sucesso.
* Consultor em Franchising, desde 1999, na formatação e comercialização de franquias. Mensalmente, ministra
...