FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dissertações: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: macajuba • 11/3/2015 • 683 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No planejamento educacional, a visão que se tem é mais ampla, pensa-se no progresso global do país. Podemos então definí-lo, segundo Joana Coaracy (1972, p. 79) como:Processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presentee possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo. O planejamento curricular visa, sobretudo, a ser funcional, promovendo não sóa aprendizagem do conteúdo, mas também promovendo condições favoráveis aplicação e integração desses conhecimentos.
Para Menegola e Sant’Anna (2001, p. 25)Planejar o processo educativo é planejar o indefinido, porque educação não é o processo, cujos resultados podem ser totalmente pré-definidos, determinados ou pré-escolhidos, como se fossem produtos de correntes de uma ação puramente mecânica e impensável. Devemos, pois, planejar a ação educativa para o homem não impondolhe diretrizes que o alheiem. Permitindo, com isso, que a educação, ajude o homem a ser criador de sua história.
É o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar (MEEGOLLA; SANT’ANNA , 1995, p52). É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno, instrumento que orienta a educação como processo dinâmico integrado de todos os elementos que integram para a consecução dos objetivos, tanto dos alunos como os da escola. Envolve as situações de ensino e aprendizagem assim como toda ação pedagógica da escola. É através do projeto curricular que a escola realiza seu trabalho e programa os princípios da educação. Para MEEGOLLA; SANT’ANNA, as fases do planejamento curricular se constituem em três momentos básicos que são: mapeamento, diagnóstico e estudo da realidade social política, econômica e cultural a que se insere a escola. Num segundo momento, tem-se a elaboração da filosofia e missão do trabalho pedagógico. O terceiro momento é o estudo dos fatores que facilitam ou prejudicam o processo educacional, a partir do entendimento e análise das concepções e tendências educacionais.
É também fundamental no contexto educacional, pois o mesmo envolve educando e educadores. É o processo de decisões sobre atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, em constantes interações entre professores e alunos (PADILHA, 2001, p. 33). Inclui as atividades a serem desempenhadas pelo professor, estabelecendo objetivos, conteúdos, a metodologia de ensino os recursos e critérios de avaliação.
Conforme OLIVEIRA, CLITON CHADWICK, 2002, p. 238, o plano de curso de cada professor reflete ou deve refletir as diretrizes e orientações do sistema de ensino e da escola onde lecionam, tais diretrizes estão expressas no plano de desenvolvimento da escola ou na sua proposta pedagógica. O mesmo é, portanto a organização de um conjunto de materiais que vão ser ensinados em uma instituição educacional durante o período de duração de um curso. É também a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo. Esse plano define a operacionalização da escola que já está expresso no seu plano curricular, que ao mesmo tempo apresenta a filosofia educacional, objetivos
...