FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II_INDIVIDUAL_12
Pesquisas Acadêmicas: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II_INDIVIDUAL_12. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavio71 • 31/10/2013 • 2.857 Palavras (12 Páginas) • 321 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO..................................................................................................11
REFERÊNCIAS......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Com um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.
Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.
O mercado globalizado e competitivo requer uma nova postura dos profissionais que administram as empresas. As mudanças no cenário econômico, às inovações tecnológicas e o crescente e rápido relacionamento entre os mercados requerem maior nível de profissionalização dos gestores e diversidade de produtos e serviços.
A abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no dinamismo do cidadão brasileiro, é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso da organização.
Os gestores das empresas, face aos novos desafios, utilizam-se cada vez mais de técnicas que possam facilitar o processo decisório das organizações, mantendo-as competitivas.
Os gestores das organizações buscam a otimização de seus resultados, utilizando se diversas ferramentas de controle e evidenciação das atividades empresariais. Os demonstrativos financeiros são essenciais, e, neste estudo, serão alvo de análise os dados da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração de Fluxo de caixa (DFC), “como ferramentas que estão presentes tanto em empresas com dificuldades financeiras, como naquelas bem capitalizadas”. (SANTOS 2001, p.57).
Assim, o gestor que utiliza na análise econômico-financeira da empresa os indicadores: ponto de equilíbrio, margem de contribuição e margem líquida poderá obter maior vantagem competitiva, na administração dos recursos econômico-financeiros da organização.
2 DESENVOLVIMENTO
Problemas e Situações
[1]
Para iniciar um negócio e abrir uma empresa, muitos pontos devem ser levados em consideração. Realizar um plano de negócios poderá ajudar a definir os principais passos.
Para isso, o empreendedor tem de buscar informações sobre o ramo em que pretende investir e, assim, identificar necessidades e a viabilidade do empreendimento.
Segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequeno Empresas (Sebrae) de São Paulo 29% das empresas fecham antes de completar um ano. Isso acontece principalmente porque faltam informação e planejamento adequado ao empreendedor.
O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.
No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.
O planejamento não evita riscos, mas ajuda a preveni-los e a enfrentá-los escolhendo a direção segura a seguir e com a possibilidade de fazer as correções de rumo que forem necessárias.
O Plano de Negócios serve para detalhar e examinar as ideias, tornando mais claros e precisos os caminhos e recursos necessários.
Pontos importantes para Reflexão:
• Qual o tipo de atividade se pretende dedicar? Indústria, comércio, serviços, rural?
• Imagine que tipo de mercadorias irá fabricar e/ou vender ou que serviços irá prestar;
• Para quem vai produzir e vender essas mercadorias ou serviços; qual vai ser o seu Mercado Consumidor?
• Quais as pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou assemelhados aos que você pretende colocar; qual seu Mercado Concorrente?
• Quem poderá lhe fornecer equipamentos, matérias e serviços necessários ao funcionamento da empresa; qual o sue Mercado Fornecedor?
Fazer um Planejamento de Negócio, ele deverá contemplar todas as facetas do negócio, estratégias diversas de produção e finanças etc. O Plano de Negócios é o cartão de visitas da empresa ele motiva fornecedores e clientes e mostra o seu grau de controle do negócio.
Roteiro Básico de Plano de Negócios:
I. Ramo de Atividade - registre o(s) ramo(s) de atividade(s) escolhido(s) para seu futuro empreendimento (indústria, comércio, serviços) e acrescente as razões que determinaram a sua escolha;
II. Mercado Consumidor - Mercado Consumidor - descreva qual seu tipo de cliente e qual se adapta ao tipo de negócio que você irá montar. Analise e veja todas as informações sobre o mercado em sua região e seu nicho de mercado, analisando também a que classe social este consumidor potencial pertence, sexo, idade, nível de renda, hábitos, formas de lazer e instrução. Clientes potenciais - consulte amigos, parentes, conhecidos, vizinhos, empresas das proximidades, condomínios e prédios residenciais, escolas, clubes, academias, etc. Você sabe o que influencia seus futuros clientes na decisão de comprar coisas e procurar serviços.
III. Ponto - implantar um negócio num local determinado depende de um exame cuidadoso de inúmeras
...