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FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

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Por:   •  12/5/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

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ATIVIDADE 2

Além dos métodos tradicionais de alfabetização, (lápis, borracha, cartilha), encontramos uma série de alternativas que ajudam no trabalho do professor em sala de aula. Crianças, cada vez mais, estão contando com as novas tecnologias para auxiliar nessa fase de aprendizagem. Uma dessas alternativas é o Ludo Primeiros Passos, um game virtual e gratuito, que foi desenvolvido por dois centros de pesquisa em alta tecnologia: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia, do CNPq, e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, da Fapesp.

Para adotar um jogo como recurso a ser utilizados nas aulas, o professor deve antes testar e fazer uma análise sobre alguns aspectos importantes antes de tomar uma decisão.

Acesso o jogo pelo link

http://www.ludoeducajogos.com.br/jogos/ludoprimeirospassos/

ou faça uma busca pelo nome no google.

Utilize o jogo, colocando-se na posição de jogador; lembre-se de que o jogo foi desenvolvido para crianças em fase de alfabetização. Teste cada um dos aspectos abaixo e indique o grau de satisfação para cada um dos itens:

• Funcionalidade - Evidencia que o conjunto de funções que atende às necessidades explícitas e implícitas para a finalidade a que se destina o produto.

Não atende Atende -X parcialmente Indiferente Atende Atende perfeitamente

• Usabilidade - Evidencia a facilidade de utilização do software.

Não atende Atende parcialmente Indiferente Atende-X Atende perfeitamente

• Confiabilidade - Evidencia que o desempenho se mantém ao longo do tempo em condições estabelecidas.

Não atende Atende parcialmente Indiferente Atende - Atende –X perfeitamente

• Eficiência - Evidencia que os recursos e os tempos envolvidos são compatíveis com o nível de desempenho requerido para o produto.

Não atende Atende parcialmente Indiferente Atende -X Atende perfeitamente

• Manutenibilidade - Evidencia que há facilidade para correções, atualizações e alterações.

Não atende Atende parcialmente Indiferente Atende-X Atende perfeitamente

• Portabilidade - Evidencia que é possível utilizar o produto em diversas plataformas com pequeno esforço de adaptação. [Tsukumo, 1997]

Não atende Atende parcialmente Indiferente- Atende -X Atende perfeitamente

Você utilizaria este jogo em suas aulas? Por quê? Sim, porque esse jogo é uma ferramenta colorida, interativa e dividida em cinco etapas voltadas aos diferentes níveis de alfabetização em que a criança pode estar. De forma lúdica, os alunos são levados, primeiro, a associar os sons a imagens comuns de seu cotidiano, como objetos e frutas. Conforme eles vão avançando no jogo a dificuldade vai aumentando, eles precisam reconhecer sílabas ou completar palavras. A cada etapa

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