EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, FUNDAMENTOS, METODOLOGIA DE CIÊNCIAS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
Por: sueugenio • 1/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.285 Palavras (10 Páginas) • 662 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, FUNDAMENTOS, METODOLOGIA DE CIÊNCIAS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
ALUNA: SUELY EUGÊNIO MAGALHÃES – RA: 1299107519
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, Fundamentos e Metodologia de Ciências, Fundamentos da Gestão em Educação, Educação Especial e Políticas Educacionais”.
Tutora: Arley Marinho.
Polo Unieducação 7130
Goiânia 2016
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal do Brasil assegura os direitos a todo indivíduo à cidadania, a liberdade de ir e vir, à igualdade, e ao meio social e cultural. De acordo com a LDB LEI Nº 9394/96, a educação é dever da família, escola e do Estado de forma que o indivíduo seja preparado para a sociedade e mercado de trabalho, sendo respeitada a sua liberdade, cultura, seu meio social. Na verdade sua história de vida.
E é através dessas leis que protegem o cidadão que temos acesso a inclusão dos alunos portadores de NE, pois os mesmos tem direito a educação de qualidade, os alunos com deficiências, inseridos nas escolas do ensino regular, vem nos provando que podem e conseguem desenvolver suas potencialidades, o educador por sua vez pode buscar metodologias para desenvolver um ensino de qualidade para todos.
Neste trabalho é apresentar um projeto onde possamos estar trabalhando essa questão tão importante Meio Ambiente, que diz respeito ao planeta em que vivemos. O objetivo é estar em conjunto com todos os alunos, usando uma metodologia inclusiva, assim alunos, escola, colaboradores e a comunidade, estarão com o aprendizado buscando qualidade de vida.
A partir de uma ação pedagógica podemos chegar a uma escola democrática, onde todos, aluno, professores, escola comunidade, terão os mesmos direitos. Não nos esquecendo de que a inclusão não é tarefa fácil, mas não é impossível.
PROJETO MEIO AMBIENTE
MUNDO PRA QUE TE QUERO?
Escola: Espaço do Saber/Goiânia-Go
Público Alvo: Alunos do ensino Fundamental – 3º ano, sendo três alunos com NE, escola, família e sociedade.
JUSTIFICATIVA
Desde os tempos dos homens das cavernas podemos observar que é muita estreita a ligação do ser humano com a natureza, pois precisamos dela e ela de nós, o homem fez da natureza sua casa e dela tirava seu sustento e conseguia a mantê-la intacta, e, por muito tempo essa parceria deu certo. Com um desenvolvimento, há um crescimento populacional, as pequenas vilas, passam por transformações se tornando pequenas cidades até se transformarem em grandes centros urbanos.
Vemos então as mudanças ocorridas no meio ambiente, os recursos naturais sendo utilizados de formas não sustentáveis pela maioria das grandes indústrias, ao mesmo tempo em que há uma evolução em busca de bem estar para o ser humano, nos deparamos com destruição desenfreada do meio ambiente, onde num país subdesenvolvido como o Brasil, temos um grande desperdício de alimentos, milhões e milhões de toneladas todos os dias que vão para o lixo, na questão preservação, reaproveitamento e reciclagem há muito em aprender.
Nosso papel nesse planeta é de preservar, se não mudarmos nossos hábitos ficaremos prejudicados, somos dependentes um do outro. Como educador levar ao acesso de todos o conhecimento para que se possa formar gerações conscientes que prezam pela valorização da igualdade, ética, social, econômica, cultural e ambiental. Fazer com que a escola seja esse meio para levar esse aprendizado, assim futuras gerações não sofram com a destruição do meio ambiente, levando além das fronteiras da escola, para que todos desenvolvam uma cultura de sustentabilidade.
Do mais novo ao de mais idade e até as crianças com NE, é possível se aprender novos hábitos, podendo dentro ou fora da escola se fazer as práticas sustentáveis uma realidade de vida. Em nosso país é apenas uma questão cultural, e que aos poucos com uma conscientização bem trabalhada, vai se tomando forma e alcançaremos de fato um meio ambiente ambiental preservado e sustentável.
O projeto MUNDO PRA QUE TE QUERO? tem como objetivo proporcionar aos alunos, a visão de um mundo em que queremos estar em harmonia com a natureza e consecutivamente com o semelhante. As diferenças existem, mas não precisamos fazer delas um abismo e sim uma ponte, onde o respeito existe, somos todos beneficiados. Que é possível sim, ter e querer um mundo melhor pra todos, assim formando uma consciência sadia e sustentável, onde queremos através de uma educação ambiental, promover qualidade de vida e bem estar ao ser humano.
Este é um tema onde podemos trabalhar em conjunto, tanto alunos, alunos com NE, escola e seus colaboradores e a comunidade. A preservação é um ato a ser desenvolvidos todos os dias, para que se torne um hábito, assim transformaremos nosso país.
MUNDO PRA QUE TE QUERO? Quero-te pra viver em paz com a natureza! Quero-te para lhe cuidar! Pois se assim eu fizer terei um lugar no mundo! E assim, eu te quero Mundo!
Kloetzel (1998) define Meio Ambiente como sendo o “conjunto de soluções, leis, influências e infraestruturas de ordem física, química, biológica e psíquica, que permite, abriga e rege a vida (e ainda a qualidade de vida e bem estar do cidadão) em todas as suas formas”.
OBJETIVO
Proporcionar aos alunos o conhecimento, conscientização e sensibilização para as práticas socioambientais e sustentáveis, através do trabalho em conjunto com alunos com NE, de modo que se torne comprometidos com a vida e com o bem estar de cada cidadão independente de suas necessidades.
Refletir criticamente sobre a atuação do ser humano em relação ao planeta, fazer com que se conscientizem sobre a importância da formação de novos hábitos, do preservar, da diferença entre separar, reciclar e reutilizar e suas distintas importâncias.
...