FUNDAÇÕES SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa: FUNDAÇÕES SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dgnoli • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.762 Palavras (12 Páginas) • 342 Visualizações
ANHAGUERA EDUCACIONAL–UNIDERP / POLO
PEDAGOGIA- LICENCIATURA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Atividades Práticas Supervisionadas apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de fundamentos sociológicos da educação.
Caruaru-PE
19/11/2013
INTRODUÇÃO
A sociologia é mais uma Ciência Humana e tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio educacional, e têm como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação,também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas. A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões.
A Sociologia da Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuadas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e campo do conhecimento dedicam-se também à análise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir nos resultados escolares.
É então que se percebe mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso por que estes diferentes fatores tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados. Assim sendo, tudo isso é também. Matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação.
Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si só o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural, dos modos de vida, das ideologias, na formação para o trabalho, preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.
A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e para o processo educacional. A educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas. As práticas que têm por finalidade educar utilizam técnicas; seguem normas e valores que fazem parte de uma determinada sociedade, de uma determinada cultura e de um determinado tempo histórico.
Para a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra: todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas. Florestan Fernandes, ao mencionar o termo técnicas aplicadas à educação queria abranger não só os recursos ou meios utilizados para transmitir conteúdos, mas também a pedagogia, compreendida também em todos os aspectos filosóficos e sociológicos. É neste sentido que as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais. Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social. Olhar a educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia.
A sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais. A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
ARGUMENTAÇOES EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES: ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE
“Entre os Muros da Escola” aborda diversas questões, apresentando os conflitos presentes em uma unidade escolar de um subúrbio de Paris. A narrativa concentra-se em uma turma de 8º ano, mais precisamente nas aulas de francês ministradas por François Marin e desdobra-se nas próprias relações diárias que se dão entre os diferentes atores presentes em um ambiente escolar: alunos, direção, professores, pessoal de apoio. Mostra a realidade de uma escola pública Francesa de periferia, onde são abordados um relacionamento conturbado entre professor e alunos. O professor François Marins é professor de francês e é supervisor da escola, em seu trabalho como professor um dos grandes desafios é ensinar alunos adolescentes entre treze e quinze anos. O grupo apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais
...