Fabiana Araujo
Dissertações: Fabiana Araujo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faby150 • 6/3/2015 • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
INTRODUÇÃO
Através do nosso trabalho queremos mostrar nosso conhecimento e entendimento sobre contabilidade e plano de contas onde foram feitas pesquisas e discussão sobre o assunto para melhor compreensão, buscamos identificar e aperfeiçoar o que foi aprendido em sala.
Existem alguns modelos de Plano de Contas:
Exemplo:
Plano de Conta Sintético
CONTAS NOMES
4.1.1.001 Despesa com Pessoal
4.1.1.002 Despesa Administrativa
4.1.1.003 Despesas com Comunicação
4.1.1.004 Despesa com Ocupação
Plano de Contas Analítico
Exemplo:
CONTAS NOMES
4.1.1.001 Despesas Pessoal
4.1.1.002 Salários
4.1.1.003 Férias
4.1.1.004 13° Salários
Etc...
Relatório
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Os modelos acima mostra a forma que você se organiza na empresa, no primeiro exemplo mostra um modelo mais simples onde são colocados dados simples e mensais, já no segundo exemplo o plano de contas é mais detalhado onde dentro de cada despesa como de pessoal é detalhado os tipos de despesas como salários, férias e 13°, esse modelo é uma forma mais fácil para entender os gastos e saber o quanto será repassado ou retirados das contas.
O plano de contas correspondente conjunto de normas, A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade. O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa a evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil. Essa demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei 6.404/76 (chamada “Lei das S/A”) e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade. Tal estrutura de contas, dentro do conceito legal da própria Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187), em síntese, se compõe de:
ATIVO PASSIVO
Circulante Circulante
Não circulante Não circulante
Realizável em longo prazo Patrimônio liquido
Investimento
Imobilizados
Intangível
Também o plano de contas deve ser flexível, de forma a poder ser adaptado, mediante inclusão ou exclusão de contas, em virtude da ocorrência de fatos contábeis inicialmente não previstos e da dinâmica própria da atividade empresarial.
Desta forma, cada entidade terá um plano de contas que lhe foi projetado sob medida, isto é, em perfeita harmonia com a sua espécie de atividade, grandeza patrimonial, constituição jurídicas e disposições legais às quais se subordina. Isto significa que não haverá dois planos de contas exatamente iguais. Existe sim, certa tendência de padronização estrutural dos planos de contas dentro de grupos de empresas filiadas à uma mesma atividade, isto é, os planos de contas das entidades bancárias, por exemplo, têm semelhança estrutural, muito embora, ao serem comparados, os planos de todas estas entidades, verifica-se que há distinções entre eles em muitos aspectos particulares.
É sempre importante salientar que na preparação de um elenco de contas, deve se levar em consideração as Normas Brasileiras de Contabilidade, pois estas determinam como dever ser apresentado o Balanço Patrimonial. Assim, no ativo os grupos devem ser estruturados conforme seu grau de liquidez e de forma decrescente, ou seja, as contas que primeiro circulam na empresa devem aparecer antes. No passivo a regra é a mesma, no entanto, agora o critério de classificação é o grau de exigibilidade das contas.
Questionário
1° Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
R: Segundo o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes estão obrigados a seguir uma ordem uniforme de contabilidade e escrituração e a manter os livros necessários para esse fim. Deverão, ainda, conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis pertencentes ao giro de seu comércio, enquanto não prescreverem as ações que lhes possam ser relativas. Os principais livros utilizados pela Contabilidade são: Livro Diário, Livro Razão, Registro de Duplicatas, Livro Caixa e Livro Contas-correntes.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
R: Registrar todos os atos contábeis diários, mensais, anuais e etc. Para facilitar o controle dos gastos, despesas e receitas que ocorrem no decorrer do ano.
3. O que é o SPED?
R: O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma
...