Renata Araujo
Exames: Renata Araujo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renataaraaujo • 19/5/2013 • 659 Palavras (3 Páginas) • 777 Visualizações
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA-Como garantir a modernidade do negócio.
Ronald Carreteiro - Rio de Janeiro, LTC/GEN, 2009.
A grande influência da propagada revolução tecnológica dá-se não apenas em função de suas inovações mas também e principalmente pela rápida disseminação e assimilação de seu uso.
O autor, muito provavelmente devido a sua formação, dá uma visão de inovação tecnológica como uma gestão estratégica, instigando o leitor a moldar um pensamento voltado à construção de uma estratégia.
Ronald Carreteiro é graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Mestre em Administração de Negócios (Universidade Estácio de Sá). Possui ainda o curso de gerência de Marketing do IAG/PUC/Rio. Professor universitário de Administração na Universidade Veiga de Almeida, UFF, Estácio de Sá e Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Por 20 anos lecionou na PUC-RJ, na área de engenharia de lubrificantes e empreendedorismo.
Na área administrativo-financeira estruturou e gerenciou empresas de médio e grande porte, incluindo multinacionais, participando na elaboração do planejamento estratégico, do orçamento (budget) e de análise de planos financeiros.
A obra de 150 páginas é dividida em 12 capítulos que tratam desde o conceito de inovação, passando pela evolução e avanços da tecnologia, abordando ainda o Sistema Nacional de Informação culminando com os recursos e a gestão da inovação e da tecnologia.
Segundo o próprio autor em nota no início do livro, o foco da obra está nos pequenos e médios empresários brasileiros além de estudantes que buscam uma visão apurada e profunda de como as empresas usam (ou deveriam usar) as tecnologias para atingir os objetivos corporativos.
Valendo-se de seus conhecimentos também em marketing, o autor afirma que “inovação e marketing são as principais ferramentas disponíveis para que gestores atinjam metas corporativas, ampliem a excelência operacional, promovam o desenvolvimento de novos produtos e serviços, melhorem a tomada de decisão e determinem uma vantagem competitiva no mercado de hipercompetição.”
Alguns pontos importantes sobre inovação são elencados na obra como: alinhamento entre a missão e os valores da Organização; excelência operacional; novos produtos e serviços; relacionamento com clientes e fornecedores; inoculação da inovação na gestão corporativa; vantagem competitiva; estratégia clara e transparente e capacitação continuada.
É apresentada também uma discussão a respeito das habilidades exigidas pela inovação, necessárias para praticamente todos os setores de uma empresa (contabilidade, marketing, finanças...), descrevendo os mecanismos de gestão da inovação, de forma didática e lúdica.
O prefácio do livro é assinado por João Paulo dos Reis Veloso que já foi ministro do Planejamento do Brasil (1969-1979) e presidente do IPEA (1969) e salienta 03 pontos: inovação é a nova estratégia da empresa, a hélice tripla no Brasil que é ineficiente e, portanto o “calcanhar de Aquiles” nacional e por fim a sugestão de que a inovação
...