Fase Do Conyrole
Trabalho Escolar: Fase Do Conyrole. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Antonio79 • 17/9/2014 • 572 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
Fase de Controle:
Objetivo: Cada membro passa a interessar-se pelos procedimentos que levam as decisões, ou seja, pela distribuição do poder no grupo e controle das atividades dos outros. É uma fase de jogos de forças, competição por liderança, discussão sobre metas e métodos, atuação no grupo e formulação de normas de conduta dentro do grupo. Cada um busca atingir um lugar satisfatório às suas necessidades de controle, influência e responsabilidade, isto é, diz respeito ao processo de tomada de decisão entre os indivíduos e às áreas de poder, influência e autoridade.
Fase caracterizada por: desejo de poder, autoridade e controle sobre os outros; necessidade de ter a responsabilidade retirada de cima de si; necessidade de ser controlado.
Dificuldades desta fase: surgem entre os que querem “levar a sério o trabalho” e os que desejam “conhecer um ao outro”.
estar por cima
X
estar por baixo
Exemplo em Sala:
1 - Atividade de conseguir o maior número de autógrafos possíveis, para cada pergunta só se pode questionar dois alunos e para conseguir o autografo terá que ter resposta positiva ao que foi questionado.
Característica da fase de controle: Competição entre os alunos.
2 – Escolha dos “facilitadores” e “auxiliar” dos grupos na última atividade da aula da tarde do primeiro dia.
Característica da fase de controle: Posto de autoridade e reponsabilidade. Também foi verificada uma necessidade de alguns terem a responsabilidade retirada de cima de si até mais do que ser controlado.
TROCA DE PALAVRAS
Objetivo do Jogo: Encontrar soluções para os problemas recebidos pelos grupos.
Propósito: Pensar, juntos, sobre a importância de soluções viáveis para as questões ambientais e sociais, trabalhar os Valores Humanos e a cooperação intra e intergrupal.
Alguns Valores Humanos trabalhados: Respeito para com a opinião do outro; Comunicação para a resolução dos conflitos; Flexibilidade e abertura para ouvir o outro e entendê-lo; Não violência para que os conflitos possam ser resolvidos de maneira pacífica; Ética para encontrar a solução melhor para o grupo e não só para si.
Recursos: Tiras de papel e Canetas
Número de Participantes: O jogo pode ser compartilhado em duplas, trios, quartetos ou quintetos. Não há um número mínimo de grupos, podendo ser recriado conforme a necessidade.
Duração: O jogo pode ter vinte minutos para a etapa dentro dos grupos e mais vinte para os relatos. Mas pode ser modificado de acordo com o interesse dos participantes.
Descrição: As tiras de papel são previamente preparadas com palavras solução de questão ambiental, por exemplo. Outras tiras com palavras-problema, poluição, desmatamento, miséria, entre outras. Os participantes são divididos em grupos e recebem as palavras
...