Fases Do Saber
Trabalho Universitário: Fases Do Saber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ne365 • 29/9/2013 • 825 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
FASES DO SABER
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é evidenciar as fases do aprender na educação infantil e suas respectivas importâncias.
Há muito tempo a educação infantil deixou de ser algo aleatório para se tornar algo de vital importância para o bom desenvolvimento da criança para o bom desenvolvimento da criança. Um desenvolvimento que irá acompanha-lo até sua maturidade.
DESENVOLVIMENTO: Varias instituições nasceram com ao objetivo de cuidar da criança de baixa renda. Durante anos o olhar para a criança indefesa configurou-se com sendo “EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Em 1998, o papel da educação infantil caminha em direção ao reconhecimento da importância de integrar o cuidar,o brincar e o educar como sendo da educação infantil.
Para o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, educar significa:propiciar situações de cuidado,brincadeira e aprendizagem orientada, de forma integrada que possa contribuir para o desenvolvimento da capacidade infantil.
Um ensinar onde a criança adquira, respeito por si e pelo outro,adquira confiança, e que tenha acesso ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural.
O planejamento não deve ser visto como uma ação neutra,desvinculada da competência do educador infantil. Planejamento é uma atividade que orienta, que direciona, da foco, da uma visão de qual caminho o professor deve seguir em relação ao processo de ensino e aprendizagem, tem por base atingir os melhores resultados possíveis.
A avaliação da criança pré-escolar deve ser pautada em dados relevantes, o professor deve ter a preocupação de reconhecer a importância de se levantar informações fiéis sobre a aprendizagem do aluno.
Existe uma preocupação por parte dos educadores em encontrar a melhor maneira para cumprir a tarefa de ensinar a ler e escrever. A procura do método ideal de alfabetização no Brasil, vem há tempos sendo uma verdadeira luta pelo desejo de instaurar o novo.
No passado instaurou-se dois tipos de método: Sintético e o Analítico.
SINTÉTICO: a criança aprende a pronunciar as letras e estabelecer relações dos sons.
ANALÍTICO: parte-se da concepção de que a criança capta unidades sonoras físicas, a alfabetização se dá dos sons das letras e a unidade mínima a ser aprenda é o fonema.
Outros estudos ainda estão sendo feito para compreender e contribuir para uma melhor
Compreensão do método passado e o que ele representa no nosso presente.
Pesquisas, estudos, que possam contribuir para a busca de soluções e elaboração de projetos para este presente, quem sabe permanecer para o futuro.
O ambiente alfabetizador na educação infantil deve ser tranquilo,ter espaço adequado para cada faixa etária do desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento da linguagem infantil é dependente da interação com o adulto. É preciso que as crianças interajam uma com as outras e com o professor, conversem, brinquem, joguem, cantem. O conhecimento linguístico vai se construindo desde o nascimento , nas troca de diálogo e partilhadas com o adulto. Quanto mais a criança estiver inserida em situações de interação verbal e, quanto maior for a interação, mais progredirá na linguagem.
A roda de coversa amplia a capacidade da criança de utilizar a fala de forma cada vez mais competente, servindo como intercambio de ideias, ampliando, ampliando a capacidade
Comunicativa: como a influencia de falar, perguntar, expor suas ideias, dúvidas,
...