TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases de alfabetização

Projeto de pesquisa: Fases de alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

Fases da Alfabetização...................................................................................................04

Ambiente Escolar............................................................................................................07

Brincando com as vogais................................................................................................08

A criança é um grande pesquisador.................................................................................10

Conclusão........................................................................................................................12

Bibliografia......................................................................................................................13

FASES DA ALFABETIZAÇÃO

No processo de aquisição da leitura e escrita, a criança passa por quatro fases ou níveis:

Fase Pré-Silábica

A fase pré-silábica é dividida em três níveis ou momentos:

Pictórica

A criança registra garatujas, desenhos sem figuração e, mais tarde, desenhos com figuração. Normalmente, a criança que vive em um ambiente urbano, com estimulação linguística e disponibilidade de material gráfico (papel e lápis) começa a rabiscar e experimentar símbolos muito cedo (por volta dos dois anos). Muitas vezes, ela já usa a linearidade, mostrando uma consciência sobre as características da escrita.

Grafismo Primitivo

A criança registra símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. Já demonstra linearidade e utiliza o que conhece do meio ambiente para escrever (bolinhas, riscos, pedaços de letras). Nesse momento, há um questionamento sobre os sinais escritos. Ela pergunta muito ao adulto sobre a representação que vê em sua comunidade.

Pré-Silábica Propriamente Dita

Nessa fase, a criança começa a distinguir letras de números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Percebe que as letras servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre.

Fase Silábica

Quando a criança chega ao nível silábico, sente-se confiante porque descobre que pode escrever com lógica. Ela conta os “pedaços sonoros”, isto é, as sílabas, e coloca um símbolo (letras) para cada pedaço (sílaba). Essa noção de que cada silaba corresponde a uma letra pode acontecer com ou sem valor sonoro convencional.

Fase Silábica Alfabética

Nesse nível, a criança está a um passo da escrita alfabética. Ao professor cabe o trabalho de refletir com ela sobre o sistema linguístico a partir da observação da escrita alfabética e da reconstrução do código.

É o momento em que o valor sonoro torna-se imperioso e a criança começa a acrescentar letras principalmente na primeira sílaba.

Fase Alfabética

Quando a criança reconstrói o sistema linguístico e compreende a sua organização, ela transpõe a porta do mundo e das coisas escritas, conseguindo ler e expressar graficamente o que pensa ou fala.

Nesse momento, a criança escreve foneticamente (faz a relação entre som e letra), mas não ortograficamente. O desafio agora é caminhar em direção à convencionalidade, em direção à correção ortográfica e gramatical.

Projeto: Conhecendo as Vogais

Tema da Aula: Alfabetizando com Vogais

Publico Alvo: 1º ano do fundamental I Crianças de 6 a 7 anos

Objetivo: Proporcionar os alunos uma aprendizagem lúdica favorecendo, o desenvolvimento das competências linguísticas: oral ou escrita para aprender brincando com significado, levando o aluno a reconhecer cada vogal associando com desenhos.

Cronograma: O projeto será desenvolvido no decorrer de uma semana para as crianças reconhecer as vogais.

Recursos: lousa, cartazes, livros didáticos, atividades em folha giz, cola, lápis de cor, jogos, guache, caderno, músicas para memorização.

Cronograma de aulas a serem desenvolvidas:

Segunda - feira: Início do projeto com conversa informal sobre o alfabeto que nele estão inseridas as vogais, atividade em folha, colorir as fichas com a vogal "A"e atividade para traçar com a ajuda do pontilhado, Música" Dona Aranha "explorar as expressão corporal, vídeo musical a, e, i, o, u.

Terça - feira: Montagem de um quebra cabeça de um elefante, atividade em folha com a vogal "E" e atividade para traçar com a ajuda do pontilhado, música o" Elefante queria voar" expressão corporal e movimento.

Quarta- feira: Mostrando objetos que começam com a vogal “I”, atividade colorir o índio e outros desenhos com as mesmas iniciais, traçar o pontilhado e descobrir o desenho! Música" Indiozinho"fazer o pontilhado da vogal "I".

Quinta - feira: Pintar a vogal "O" com guache, fazer um rostinho e decorar a vogal inicial, atividade, caça palavras procurar as palavras iniciais da vogal o, colocar as vogais nos objetos que estão faltando depois colorir.

Sexta - feira: Retomar o conteúdo das vogais a, e , i o, pintar ao desenho da uva com giz, confeccionar uva de massinha de modelar, jogo das vogais ilustrado, recorte e colagem animais, frutas e objetos da vogal iniciada.

Avaliação: Observar de longo de todo o processo de aprendizagem no processo desenvolvido, se as crianças irão progressivamente adquirir e fortalecer a capacidade de aprender e transformar seus conhecimentos e habilidades de tal maneira que demonstre em atitudes de interesses, respeito e participação ativamente nas atividades proposta.

AMBIENTE ESCOLAR

O que vimos na escola visitada de ensino fundamental do ciclo 1 é que as crianças de 1° e 2 °

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com