Fatos contabilísticos
Tese: Fatos contabilísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erika2014 • 30/3/2014 • Tese • 4.864 Palavras (20 Páginas) • 206 Visualizações
Fatos Contábeis
1. Introdução
O aprendizado sobre Fatos Contábeis geralmente é mal colocado e incompleto. O assunto tem que ser colocado após o Estudo das Contas, pois o estudante de Contabilidade só disporá de conhecimento suficiente para bem entender o conteúdo se antes aprender a efetuar todos os lançamentos que envolvem as contas. Outro fator que prejudica o ensinamento de Fatos Contábeis é a má apresentação dos Fatos Modificativos, e conseqüentemente, os Mistos. Geralmente é ensinado aos interessados no assunto que o Patrimônio Líquido só é alterado (indiretamente) por meio das contas de resultado (receitas e despesas). No mínimo um equívoco. O Patrimônio Líquido pode sofrer duas formas de alterações: Direta e Indireta. A Alteração Direta ocorre quando PL é
modificado (aumentado ou reduzido) em conseqüência do aumento ou redução de suas próprias contas. No caso da Alteração Indireta, o PL é modificado (aumentado ou reduzido) em decorrência apropriação de contas de receitas e despesas. De tal forma, esperamos contribuir para um aprendizado bem colocado, completo e correto sobre o assunto.
2. Conceito
Fatos contábeis são ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente, o patrimônio.
3. Tipos
* Permutativos (Qualitativos ou Compensativos)
* Modificativos (Quantitativos)
* Mistos (Compostos)
4. Análise
4.1 Fatos Permutativos
4.1.1 Conceito
Conhecido também por Fatos Qualitativos ou Compensativos, são os que não alteram (nem direta, nem indiretamente) o valor do Patrimônio Líquido (alteração quantitativa), e sim, promovem permutas na composição patrimonial de uma empresa, ou seja, alterações na qualidade de seu patrimônio (alteração qualitativa).
4.1.2 Exemplificação
DÉBITO CRÉDITO
A A
A P
P A
P P
PL PL
4.2 Fatos Modificativos
Denominados também de Quantitativos, os Fatos Modificativos, como já foi dado a entender na introdução, ocorrem por meio da modificação (aumento ou redução) doPatrimônio Líquido, que pode ser provocada diretamente, com o aumento ou redução de suas próprias contas, ou indiretamente, com a apropriação de receitas e despesas. Cabe agora abordar especificamente cada alteração.
4.2.1 Alteração Direta do Patrimônio Líquido
4.2.1.1 Situação
Ocorre quando as contas do Patrimônio Líquido (Capital Social, Reservas, Lucros ou Prejuízos Acumulados e Ações em Tesouraria) são aumentadas ou diminuídas, e conseqüentemente, provocam o aumento ou a redução do Patrimônio Líquido (PL).
4.2.1.2 Tipos
* Aumentativos: Alteração positiva do Patrimônio Líquido por meio do aumento de suas contas normais (creditadas) ou da redução de suas contas retificadoras (creditadas).
* Diminutivos: Alteração negativa do Patrimônio Líquido por meio da redução de suas contas normais (debitadas) ou do aumento de suas contas retificadoras (debitadas).
4.2.1.3 Exemplificação
* Aumentativos:
DÉBITO CRÉDITO
A
PL
* Diminutivos:
DÉBITO CRÉDITO
PL
A
4.2.2 Alteração Indireta do Patrimônio Líquido
4.2.2.1 Situação:
Ocorre quando as receitas ou as despesas são reconhecidas por meio de seus fatos geradores (auferimentos ou incorrências), e conseqüentemente, provocam, respectivamente, aumento ou redução do Patrimônio Líquido.
4.2.2.2 Tipos
* Aumentativos: Alteração positiva do Patrimônio Líquido por meio da apropriação de receitas (resultado).
* Diminutivos: Alteração negativa do Patrimônio Líquido por meio do vencimento de despesas (resultado).
4.2.2.3 Exemplificação
* Aumentativos:
...