TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feriados nacionais do Brasil

Abstract: Feriados nacionais do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Abstract  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

13 DE MAIO DIA DA FRATERNIDADE BRASILEIRA

13 de maio Dia da Fraternidade Brasileira: É uma ideia que estabelece o homem como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal convive com seus semelhantes numa relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.

É eventualmente confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

2º DOMINGO DE MAIO DIA DAS MÃES

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães. A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora. Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

31 DE MAIO DIA MUNDIAL DO TABACO

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. Este ano o tema escolhido é “A Interferência da Indústria do Tabaco”. Com foco também nos danos que a produção e o uso de tabaco provocam no meio ambiente, na exploração do trabalho infantil e nas consequências do fumo passivo, o tema no Brasil é “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.

Segundo pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos fumavam derivados de tabaco. Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam por a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.

22 DE MAIO - DIA DO APICULTOR

É o dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira dos apicultores. Quando ela ainda era pequenininha, seus pais trabalhavam no campo e, como não tinham com quem deixá-la, a colocavam em um cesto de vime perto da lavoura. Um dia, Rita foi envolvida por um enxame de abelhas brancas, mas, em vez de picá-la, elas levaram mel à sua boca. A tradição conta também que, quando Santa Rita morreu, em 1457, seu corpo foi envolto por abelhas negras.

DIA DO MEL

21 de junho é comemorado o Dia do Mel, um alimento que acompanha a humanidade desde tempos remotos. Produzido por abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado por suas enzimas digestivas, o mel é armazenado em favos, nas colmeias, para ser usado como alimento por esses insetos. Apesar de, atualmente, a produção melífera ser controlada pelo homem, a partir do cultivo técnico de abelhas, há evidências históricas de seu uso desde a Pré-história e inúmeras referências em pinturas rupestres e manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma, quando o mel era obtido apenas por processo de extrativismo, muitas vezes danoso ao meio ambiente.

8 DE MAIO DIA DO PINTOR

O pintor tem a sensibilidade que muitas vezes nos falta de sentir o mundo e traduzi-lo de forma brilhante em seus mais pitorescos aspectos, quando muitas vezes, para nós, a obviedade diária não traz resquício algum de beleza. As texturas, linhas, cores e planos unem-se ao prazer transmitido pela magnífica interação da linguagem cromática.

O pintor transforma em poesia o retrato de seu tempo. Exatamente por esse aspecto histórico da pintura, vários estudiosos (historiadores, inclusive) utilizam-se de quadros de artista das épocas que são seu objeto de análise. Os pintores são, decerto, os menos festejados entre todos profissionais do setor artístico.

08 DE MAIO - DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes - século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850.

Aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Lê Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição arte mais badalada da época, o Salon Offíciel dês Artistes Français. O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com