Fernando Pessoa
Dissertações: Fernando Pessoa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stejesus • 14/1/2015 • 746 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Português
Fernando Pessoa – Ortónimo
O Modernismo e os –ismos da vanguarda
Modernismo- movimento estilistico em que a literatura surge associada ás artes plásticas e por elas influenciada. Nova visão da vida, que se traduz, na literatura, por uma diferente conceção da linguagem e por uma diferente abordagem dos problemas que a humanidade se vê obrigada a enfrentar.
Decadentismo- corrente literária que exprime o cansaço, o tédio, a busca de novas sensações
Paulismo- o significado de paul liga-se à água estagnada, onde se misturam e confundem imensas matérias e sugestões. A estagnação remete para a agonia da água, paralisada e impedida de seguir o seu curso.
Interseccionismo- entrecruzamento de planos, interseção de sensações ou perceções.
Futurismo- propõe cortar como passado, exprimindo em arte o dinamismo da vida moderna. O vocabulário onomatopaico pretende exaltar a modernidade.
Sensacionismo- considera a sensação como base de toda a arte. Segundo Fernando Pessoa, são três os principios do Sensacionalismo:
- o objeto é uma sensação nossa;
- a arte é uma conversão duma sensação em objeto;
- a arte é a conversão duma sensação numa outra sensação;
Fernando Pessoa
O ciclo pessoano corresponde ao encontro de novos horizontes poéticos , comunicados numa linguagem nova.
É preciso compreender que o poeta não só assimilou o passado ético do seu povo como refletiu em si as grandes inquietações humanas daquela época.
A sua poesia tornou-se uma espécie de gigantesco painel de registo sismográfico das comoções históricas existentes em torno e em razão da 1ª Guerra Mundial (1914)
Pessoa evolui do saudosismo para o paulismo e daí para o intersecionismo e sensacionalismo, graças ao culto exacerbado ao “vago”, ao “subtil” e ao “complexo” e a influência simultânea do cubismo e do futurismo. O poeta atinge-as por meio de uma consciente intelectualização daquilo que no saudosimo era apenas uma nota instintiva e emotiva.
Fernando Pessoa parte sempre de verdades apenas aparentemente axiomáticas, e aparentemente porque, primeiro, resultam de um longo e acurado trabalho de reflexão analitica em torno daquilo que é motivo dos seus poemas; segundo, porque contêm sempre uma profunda verdade dialética que lhes destrói facilmente a fina crosta de verdade dogmática.
Caracteristicas temáticas
Identidade perdida;
Consciência do asurdo da existência;
Tensão sinceridade/fingimento, consciência/inconsciência e sonho/realidade;
Oposição sentir/pensar, pensamento/vontade, esperança/desilusão;
Antissentimentalismo: intelectualização da emoção;
Inquietação metafisica, dor de viver;
Autoanálise;
Caracteristicas Estilisticas
Musicalidade: aliterações, transportes, ritmo, rimas, tom nasal (que conotam o prolongamento do sofrimento e da dor)
Verso geralmente curto
Predominio da quadra e da quintilha
Adejectivação expressiva
Linguagem simples mas muito expressiva (significados escondidos)
Pontuação emotiva
Uso de simbolos
Fiel à tradição poética “lusitana” e não longe, muitas vezes, da quadra popular
Figuras de Estilo
Hipérbato – separação das palavras que pertencem ao mesmo segmento por outras palavras não pertencentes a este
...