Fiat No Transito
Ensaios: Fiat No Transito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patrick2013 • 27/5/2013 • 388 Palavras (2 Páginas) • 417 Visualizações
FÍSICA NO TRÂNSITO
No trânsito quando guiamos um veículo à algo mais importante do que saber guiar, precisamos compreender a física que vai nos ajudar a evitar acidentes e guiar o veículo com segurança.
A velocidade é o principal fator de segurança, também temos que levar em consideração as condições da estrada e do transito, mas sobretudo dependem da energia, forças, espaços e tempo ligados entre si.
Um carro em movimento é um corpo que obedece mais as leis da física do que o condutor, mas dirigir sempre devagar não é sinal de segurança, pois o que faz a diferença é frear a tempo, que as vezes parece curto o veiculo continua na mesma velocidade.Ex:
Um veiculo andando nu8ma velocidade de 30 Km/h ,percorrerá 4 mts ,se aumentarmos para 100km/h percorrera 28 metros , assim sucessivamente.
Freia não quer dizer parar, pois parar depende do espaço entre a reação do frear e o corpo a bater(tempo entre ambos), isso levando em consideração a relação da qualidade do piso, do freio e dos pneus do carro.
Por isso que existem normas de segurança com relação a distancia entre um veículo e outro , que não surgirão de um excesso de imprudência , mais sim de um cálculo da soma de dois espaços: O espaço percorrido durante o tempo de reação somando-se com o espaço da freada que resultara no espaço total da freada, portanto quanto maior a velocidade , maior terá que ser o espaço de travagem.
Um veiculo por exemplo a uma velocidade de 30km/h, o espaço de freada é de 5,5 metros, duplicando essa velocidade para 60km/h, o espaço quadriplica para 22 metros e assim por diante, porém em um asfalto molhado , o espaço de freada aumentam , pois temos que levar em consideração a diminuição do atrito entre o veiculo e o asfalto .
Quando falamos de curva é fundamental tomarmos cuidado com o controle do carro , pois o veiculo tem a tendência de manter uma trajetória retilínea e na curva é preciso controlar essa tendência , fazendo intervir a força centrípeta que obriga o corpo a se mover sobre uma circunferência que é diretamente proporcional ao raio da curva , como mostra a fórmula:
F=m x v²
r
Obs: Quando a força centrípeta deixa de atuar o corpo é arremessado pela tangente.
...