Fichamento Design Livre
Trabalho Escolar: Fichamento Design Livre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ayrtonhugo • 12/10/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Fichamento de Instituto Faber-Ludens - DESIGN LIVRE - Leitura em Junho de 2014
Conteúdo + Crítica
Páginas
A ideia inicial do livro é passar sobre a importância de saber como funciona determinada coisa ou produto. O autor exemplifica que quando éramos crianças, tínhamos o hábito de desmontar os brinquedos para saber como funciona. Com isso, o autor propõe que o conceito do termo “making-of” seja parte integral no projeto de determinado produto.
O autor conduz bem o começo do livro dando exemplos de produtos e explicando a importância de saber como eles funcionam.
7 - 12
Nessa parte, o livro mostra o making-of do livro para explicar o conceito do livro, mostrando o processo criativo, as referências, quanto tempo levou para ser escrito, técnicas de produção de novos textos, entre outros.
Embora faça parte do conceito do livro mostrar como o mesmo é feito, não é tão interessante e necessário para o leitor conhecer o método e as técnicas utilizadas pelo autor.
13 - 19
Aqui já se começa a falar sobre Design Livre, mais especificamente sobre a diferença de planos fechados, abertos e livres.
O autor explica sobre a diferença de planos que podem ter um ou vários fins, ou ainda vários começos. Com isso o autor explica por que o design tem tantas diversificações.
21 - 25
O Design Livre como todo tipo de projeto de Design é colaborativo e o autor acha importante que essa colaboração seja integrada ao processo.
Nesse trecho do livro, explica-se sobre o movimento do Design Livre e sobre a sua anti-definição.
27 - 30
Nessa parte o autor mostra propostas levantadas pelo Design Livre que estão sendo utilizadas em todo o mundo.
Mesmo que a maioria dos projetos seja inviável, é possível criar projetos práticos que sejam importantes para a humanidade.
33 - 53
Nesse capitulo, o autor explana sobre a importância do software livre, sobre a participação de usuários que ajudam em projetos e o uso de ferramentas livres.
Esse meio de interação de usuários com o projeto ajuda em diferentes níveis.
55 - 65
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