Fichamento: Seleção Viabilidade Financeira
Por: alopes1974 • 14/2/2017 • Resenha • 615 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Alexandre de Assis Lopes
Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos
Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
São Paulo - SP
2016
Estudo de Caso
CASO: Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos:
Demonstração de Fluxos de Caixa - Três Exemplos
REFERÊNCIA:
William j. Bruns jr., Julie H.Hertenstein, Harvard BusinnesSchool. 112-P08, 1998.
O estudo de caso relata a situação de John stay, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation e estudante de um programa de MBA. Devido ao atraso de um voo, perdeu a aula de contabilidade dedicada à apresentação e discussão da apresentação de fluxo de caixa .Preocupado em não compreender o assunto através das anotações enviadas por um colega , e com a possibilidade desse conteúdo cair no teste semanal , John pediu auxilio de Lucille Barnes , controller assistente da Adhus , que por sua vez ficou satisfeita em ajuda-lo.
No horário marcado, John e Lucille se encontraram. Lucille entregou três demonstrações de fluxo de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e lhe apresentou um breve panorama da estrutura e do conteúdo das demonstrações de fluxos.
De acordo com Lucille, uma demonstração de fluxo de caixa é dividida em três partes: as atividades operacionais, que revelam as entradas e saídas relacionadas às operações fundamentais da empresa como recebimento de dinheiro pelas vendas de bens ou serviços (entradas) e pagamentos de salários, impostos e compra de estoque (saídas); ATIVIDADE DE INVESTIMENTO – que monstra a compra e venda de ativos, que geralmente não são mantidos para revenda, como a venda de um imóvel, compra de equipamento, e concessão de empréstimos; e as atividades de financiamentos, as quais demonstram fluxos associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.
John percebeu que o fluxo de caixa é importante e muito útil e de acordo com Lucille a melhor forma de abordar a demonstração de fluxos de caixa é começar pelas atividades operacionais já que ela é o motor do fluxo de caixa.
Lucille comentou com John que existem duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações; método Indireto onde no qual os recursos provenientes das atividades operacionais são demonstrados a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado que não afetam o caixa da empresa. Método Direto demonstra os recebimentos e pagamentos derivados das atividades operacionais da empresa em vez do lucro líquido ajustado.
A maioria das Empresas usa o método Indireto, porque se usar o método direto, também é preciso apresentar a reconciliação entre o lucro e o caixa das operações, de modo que a maioria das empresas usa o método indireto já que inclui essa reconciliação.
Podemos afirmar que o fluxo de caixa é um instrumento eficaz para empresa que pretende ter um controle de saídas e entradas de recursos financeiros. É uma ferramenta de análise financeira em curto prazo, e hoje com a grande competitividade no mercado, as empresas não podem abrir mão de uma ferramenta como esta. Muitos dos gestores, empresários, administradores e contadores desconhecem essa ferramenta. A conclusão é que o fluxo de caixa é extremamente importante para as empresas, para que ela tenha um controle eficaz.
...