Fichamento do Livro Fazer Universidade: Uma Proposta Metodológica
Por: eduardodudu321 • 11/12/2018 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
LUCKESI, C. et al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Eduardo Amaro Mota [1]
- CITAÇÕES REPRESENTATIVAS
‘’O nosso sistema educacional, por sua vez, no que se refere à escola, compreende os graus: primeiro inicial; segundo médio, profissionalizante ou técnico; terceiro superior, com a função ambígua de profissionalização. ’’ (p.43)
‘’Produzir conhecimento é uma capacidade e uma necessidade humana. Para tanto, temos disponíveis certos recursos lógicos e metodológicos que nos auxiliam a obter um conhecimento mais adequado e mais desvendador dos significados que podem ter uma manifestação do mundo circundante. ‘’ (p.102)
‘’A leitura é um processo que se faz dinamicamente na pratica do leitor, ou seja, processa simultaneamente a decodificação mecânica dos símbolos gráficos, entende a mensagem, posiciona-se criticamente a respeito dos tópicos de assuntos lidos. ’’ (p.179-180)
‘’A pesquisa propriamente dita quer elucidar elementos novos, propor vias de solução a problemas bem identificados e formulados, com a melhor segurança possível. (p.215)
‘’A pratica do sujeito sobre essa realidade que o desafia dar-lhe-á condições para compreender o seu modo de ser. O processo de operar com a realidade, para encontra-lhe o sentido mais adequado, mais elucidativo, é propriamente o ato de estudar, enquanto relação direta do sujeito om o objeto do conhecimento. ’’ (p.171)
- TEXTO CRÍTICO
A presente obra estudada busca proporcionar ao ledor um entendimento do que é a instituição e como para administrar à técnica das máquinas que poderão embasar seus exercícios acadêmicas onde faz-se uma crítica buscando compreender a instituição existente como elaboradora de conhecimento e pesquisa pois muitos acreditava ser uma copiadora de dados mecânicos. No decorrer da leitura do livro ele discorre a situação histórica de como a universidade nasceu no mundo, desde a Antiguidade Clássica até a era pós-moderna.
No decorrer da leitura aparece alguns objetivos principais da materialização da universidade naquela época foi como a demanda do questionamento, a procura por sugestões de soluções de dificuldades trazidas pela atividade humana, da
determinação social e política das pessoas, dessa forma o autor da obra defende o tipo de universidade que se desejaria p naquele período pois queriam um espaço para ter pensamentos e ações livres e o mesmo que dessem lugar a reflexão crítica, além da forma de uma escola de grau superior não envolvida com a pesquisa e com a curiosidade que embarca no conhecimento, pois dessa forma conseguiria adquirir com mais agilidade melhores formas de aprender novos conhecimento isso significa que junto com o educando tudo flui melhor afim de obter melhorias para uma universidade e seus universitários. Contudo o autor faz uma análise da universidade na comparação histórica, pois pode-se entender que a genética da corrente de professores tradicionalistas na Idade Média, pois a grande influência da Igreja Católica estabelecia como verdade universal o conhecimento que ela mesma pregava.
...