Fichamento do livro O Câncer
Por: Lorraine Ribeiro • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 408 Visualizações
UniAGES
Centro Universitário
Colegiado de Odontologia
LORRAINE CARVALHO RIBEIRO
O CÂNCER [a]
Fichamento apresentado no curso de Odontologia da UniAges, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Biologia celular e Histologia, no II período, sob a orientação do professor Judson Wallace Rodrigues da Silva.
[b]Paripiranga[c]
Agosto de 2017
YOUNES, Riad. O câncer. São Paulo: Publifolha, 2001.
Riad Naim Younes possui graduação em medicina, residência Médica em Cirurgia Torácica e Cardiovascular. Atua também como professor livre-docente e diretor clinico. Suas áreas de foco científico são: Câncer de pulmão: papel da cirurgia; Metástases pulmonares: impacto da ressecção cirúrgica e Tumores neuroendócrinos e carcinoides. É autor de alguns livros publicados no Brasil e no exterior, dentre eles há a obra O câncer. Este livro vem abordar tudo sobre o câncer, mostrando de forma nítida o que é, a suas incidências, causas, diagnóstico, tratamento, como se estuda essa neoplasia maligna e as perspectivas futuras.
É muito comum ouvir falar em câncer, mas nem sempre sabemos o que é verdadeiramente. De acordo com Younes (2001), câncer não é apenas uma doença, mas sim 150 doenças ou tumores, que pode ter origem em qualquer órgão do nosso corpo, sendo caracterizada pela propagação desornada de células rebeldes que são capazes de produzir um tumor. Os tumores são classificados em benignos ou malignos (câncer). Estas células rebeldes são denominadas cancerosas.
O câncer, portanto, deriva de anomalias genéticas adquiridas ao longo do desenvolvimento tecidual e ocasionadas por fatores cancerígenos do ambiente- químicos, físicos ou virais. São esses fatores que alteram o código genético de uma célula, levando o DNA a iniciar ciclos de divisão celular descontrolada, com produção contínua de novas células cancerosas; estas, por sua vez, se dividem e produzem outras, num ciclo de proliferação sem fim. Assim se formam os tumores. (Younes, 2001, p.15-16).
Além de formar os tumores, as células cancerosas também alcançam a capacidade de se sobressair do tumor primário, migrar e se fixar a outros tecidos longe do tumor originário, derivando um foco complementar de crescimento tumoral, é que se denomina metástase (YOUNES, 2001). Lamentavelmente é possível falar que os tumores malignos têm uma enorme ocorrência.
[...] o Ministério da Saúde estimava que, somente no ano 2000, cerca de 285 mil brasileiros teriam seu diagnóstico de câncer feito pela primeira vez. Durante aquele mesmo ano, morreriam 114 mil brasileiros. O câncer é a segunda maior causa de morte em nossa população[...] (Younes,2001, p.23).
É plausível afirmar que o câncer afeta inúmeras pessoas e não restringe o sexo, tanto homens quanto mulheres podem desenvolver tumores malignos, além de apresentar alguns fatores de riscos para cada tipo de neoplasia. “ O câncer é causado por muitos fatores externos (substâncias químicas, radiação, vírus) ou internos (hormônios, alterações imunológicas, mutações hereditárias) ” (Younes, 2001, p.30).
Dentre os fatores externos de riscos ao câncer, uma substância química se faz pertinente, o tabaco. Em conformidade com Younes (2001), tanto o cigarro quanto outras substâncias derivados do tabaco são a causa de cerca de 30% dos cânceres, dado que quase todos os pacientes com câncer de pulmão são fumantes ou ex- fumantes. O tabaco também é fator de risco para câncer de boca, língua, garganta, laringe, dentre outros.
Younes (2001) então destaca que prevenir é melhor, e que alguns tipos de câncer podem ser evitados, estes são os causados pelos fatores externos e ao modo de vida, tais como o consumo de álcool e tabaco, tendo um vínculo causal enorme a alguns tipos de câncer que foram destacados no parágrafo anterior. Ele então lista algumas medidas preventivas tais como parar de fumar, não beber álcool em grandes quantidades, para evitar câncer de pele não se expor em abundância aos raios ultravioletas, evitar o consumo excessivo de sal e alimentos defumados, pois os mesmos são fatores de riscos ao câncer de estômago. Ter uma vida saudável pode evitar o câncer.
...