Filme vem dançar
Por: angeladsc • 21/10/2016 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Ji-Paraná - Unir
Departamento de Ciências Humanas e Sociais
Curso Pedagogia
Avaliação Educacional: Parecer Critico e Descritivo
Filme Vem Dançar
Angela Da Silva Celestino
Professor (es)/(as) Orientador(es)/(as): Neidimar Gonzales
Ji-Paraná–Agosto 2016
Filme Vem dançar
O longa-metragem é inspirado na vida de um professor cujo nome Pierre Dulaine, o contexto do filme se da inicio narrando a historia do cotidiano de determinados estudantes de um colégio da periferia, jovens e adolescentes considerados delinquentes detentos, alunos que por sua vez eram excluídos da sociedade na qual estava inserido, cada um carregava consigo suas histórias de vida, por isso eram descriminados pelos demais professores e comunidade escolar.
Além disso, tudo se deu início em certa ocasião de arruaça na rua da cidade que havia um dos alunos envolvido. Portanto nesse respectivo momento, senhor Dulaine entra em cena, por isso então, o mesmo ao se deparar com uma situação chocante, decide ajudar esses jovens, considerados perdidos por todos.
Pierre Dulaine, um professor de dança, que decide dar aulas em uma sociedade trazida como problemática. Fazendo-os a acreditarem em seu potencial e em suas capacidades de sonhar e ir além daquilo que os próprios possam imaginar, superando preconceitos de uma sociedade de classe média alta.
Então o ilustre professor de dança conseguiu transformar a história desses jovens utilizando a dança de salão, mudando o que nenhum outro havia conseguido os resgatando mostrando uma nova perspectiva de vida, e assim, esses alunos foram conseguindo se libertar dos preconceitos, conquistando através de novas ações o respeito que eles nunca tiveram antes.
Sabe-se que o inicio da trajetória do professor foi bastante difícil, pois os alunos não acreditavam em ninguém, nem em si mesmo, fazendo com que se tornasse mais difícil ainda a situação. Mas, porém, um bom professor faz a diferença, conquistou o respeito dos alunos respeitando-os, ouvindo-os e aceitando suas criticas e opiniões, e trabalhando em equipe criaram um ritmo próprio de dança que agradava a todos. Diante de todas essas situações a relação e a realidade daqueles garotos mudaram, surpreendendo a todos que desacreditavam deles.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a entender que os alunos que o começaram como delinquentes e futuros marginais, tratados com preconceitos e desrespeitos, se tornaram alunos modelos, modelos de superação e motivação, por intermédio de um mero professor de dança que fez a diferença, acreditando em algo que para muito seria impossível e com sua imensa vontade e coragem de mudar uma realidade desacreditada, conseguiu abalar e transformar velhas estruturas impostas pela sociedade. Concluo que um bom professor faz a diferença.
...