Filosofia ''A Politica'' Aristoteles
Por: Miladys Briones • 22/12/2016 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
Aristoteles
Livro da política
Depois da saída da academia de Platão fica por 20 anos, Platão morre, ele não pode assunmiro o controle da academia porque ele é estrangeiro e o controle foi parar na Mao de um sobrinho, ele não poderia ficar la porque ele era muito grande, ele vai ser uma sombra muito forte para qualquer outro filosofo que assumisse, portanto ele saiu. Recebeu uma erança polpuda deixada pelos os pais não precisaria trabalhar então ele ira cumpriu um périplo de cidade em cidade grega e assim que ele chegava nestas cidades, ele pedia para copiar a instituição, tinha uma assistente para ajudar a fazer isso, e desta coletânea de constituições nasceu este livro de “A política”. É um correlato da republica de Platão.
Zoon Politikon ou o Animal Político ( homem segundo ao pensamento)
Politico é o elaborador da Police e Politikon é o sujeito que mora na Police.
Aristoteles: O homem é um animal político, pois faz parte da sua natureza a vida coletiva e sem ela nos seriamos o pior dos animais, pois o homem abriria a mão da racionalidade, de ser um sujeito equilibrado e centrado, ficaria somente na sua versão selvagem e agressiva, mas teria a consciência daquilo que está fazendo, veja, sem o politikón só o zoon (animal) o homem teria ciência das atrocidades cometidas.
Segundo Aristóteles é a vida coletiva que nos amansa, nós nos tornamos mais brandos mais humanizados com a vida coletiva, aquela historia do sábio no alto da montanha “Eu tenho que me isolar para não me deixar contaminar pela podidrão humana” uma coisa que eraclito acabou fazendo essá ideia é a antiga antítese do pensamento político de Aristoteles, você se torna sábio na medida em que você é capax de conviver aqui na Police, na vida publica e aqui obviamente saber como se vive por isso que não se pode separa o conceito de politikón do conceito e Ethos (ética).
Os gregos que moravam na cidade perseguiam o Kalos (Belo) e o Agathos (bom). Kalipolis a cidade que Platão dizia a cidade bela, veja o nosso melhor Ethos é o da Kalogatia qual é o nosso melhor ethos, é o ethos do belo e daquilo que simultaneamente é bom, essa Kalogatia só é possível de ser alcançada segundo Aristóteles com a vida coletiva, é um processo constante você nasceu para a vida publica, mas não quer dizer que iremos viver nela porque nos podemos evidentemente negar a vida publica negar a vida coletiva, mas com o porém de não exercer o meu melhor ethos e nem encontrar a minha Kalogatia aquilo que é o belo simultaneamente é o bom.
Na vida coletiva temos um fim maior um fim supremo chamado “Eudaimonia ( Felicidade)” é por isso que a cidade para os gregos (4 séculos antes de cristo).
A ética que leva essa vida feliz presupoe uma regra simples o meio termo, tudo tem a ausencia completo tudo tem o excesso completo e vc deve optar portanto sempre pelo o equilibrio
...