Filosofia Juridica
Dissertações: Filosofia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellynhacravalho • 10/10/2014 • 494 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ – UAPI
CURSO: Licenciatura Plena em Filosofia
DISCIPLINA: Estagio Curricular Supervisionado I
TUTOR(s): Ranier e Andre Wallas
PLANO DE AULA E VALIAÇÃO
Jéssica Kelly de Sousa Carvalho
Valença, Agosto de 2014.
PLANO DE AULA
Componente: Curricular: Filosofia
Tema: Teoria do Conhecimento
1. OBJETIVOS
o Este trabalho aula tem como objetivo apresentar o Conhecimento na Filosofia;
o Demonstrar o que seria o ato de conhecer;
o Apresentar quais são os modos de Conhecimento e suas particularidades;
o Fazer com que o aluno leia interprete e compreenda o assunto através de discussões teóricas.
2. CONTEÚDO
O conteúdo apresentado abrange o ato de conhecer, como uma relação estabelecida entre o sujeito cognoscente e o objeto a ser conhecido, o produto do conhecimento, no qual resulta do ato de conhecer, o conjunto de saberes acumulados e recebidos.
2.1. OS MODOS DE CONHECER
Intuição – é o conhecimento imediato, um tipo de pensamento direto, tal modo de conhecimento é importante por possibilitar a invenção, as descobertas. A intuição se manifesta de diversa maneiras entre elas estão: Intuição Empírica, é o conhecimento imediato baseado em uma experiência que independe de qualquer conceito, percebida pelos órgãos dos sentidos e por percepções emocionais, sentimentos, desejos; Intuição Inventiva, é aquela presente em artistas, que apresentam inovações; Intuição Intelectual, aquela que procura captar diretamente o objeto.
2.2. CONHECIMENTO DISCURSIVO
É aquele que para se compreender o mundo a razão supera a intuição e organizam-se em conceitos, ou seja, precisa das palavras, da linguagem para demonstrar suas conclusões.
Caracteriza-se por um conhecimento abstrato, isolado, significa “separar de”.
2.3. A VERDADE
Acredita-se que um juízo verdadeiro é aquele que corresponde aos fatos, mas tem a questão: como as coisas são de fato? Como podemos alcançar a certeza?
A certeza é o resultado de nossa adesão ao que consideramos verdadeiro, existem duas tendências para conhecermos a verdade que são: O Dogmatismo, no qual como senso comum designa-se as certezas não questionadas no nosso cotidiano, e como sentido filosófico serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta; O Ceticismo, no qual o cético tanto observa e pondera que conclui, tal tendência teve como seu grande
...