TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fobia Social

Artigos Científicos: Fobia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

SUMARIO

p

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................... 2

2. OBJETIVOS.......................................................................................................... 2

2.1 Objetivo Geral.................................................................................................... 2

2.2 Objetivos Específicos....................................................................................... 3

3. PROCEDIMENTO METODOLOGICO.................................................................. 3

4. REFERENCIAL TEÓRICO................................................................................... 3

5. CRONOGRAMA................................................................................................... 5

REFERENCIAS......................................................................................................... 6

1.Introdução

Todos nós nos sentimentos tímidos quando se trata de executar alguma atividade em público. Muitas vezes achamos que isso é normal até certo ponto, mas chegar a um grau muito elevado de timidez pode ser fobia social.

Fobia social é excesso de ansiedade ou medo sofrido por certas pessoas quando são observadas desenvolvendo algum tipo de tarefa.

A fobia social pode ser um caso extremamente serio, pois afeta a vida social do indivíduo prejudicando-o no trabalho, na escola, igreja, até mesmo dentro da sua própria família ou em qualquer outro ambiente onde ele possa ter contato com várias ou uma única pessoa.

As pessoas que tem fobia social se sentem incapazes de encarar a sociedade e isso afeta completamente na vida do indivíduo, principalmente no comportamento.

Os indivíduos que sofrem de fobia social sentem medo de serem humilhadas em públicos e pensam constantemente que existem pessoas melhores que ele mesmo.

Algumas pessoas com esse transtorno podem sentir tanto medo que acabam demostrando sinais físicos como: palidez, taquicardia, tonturas, tremores, extremidades frias e outros sintomas.

Devido a isso a pessoa começa usufruir do álcool para ganhar valor e coragem ao se defrontar ao meio público.

Estudar a fobia social e as mudanças que ocorrem no fóbico social é extremamente importante, pois aponta os principais fatores que contribuem para a identificação da pessoa que sofre com esse transtorno. E assim nos faz analisar maneiras de intervir o indivíduo fóbico social novamente na sociedade.

2.OBJETIVOS

2.1 Objetivo Gerais

• Desvelar as mudanças que ocorrem no comportamento do indivíduo que sofre de fobia social.

2.2 Objetivos Específicos:

• Conceituar fobia social.

• Realizar pesquisa documental para identificação de casos de fobia social.

• Analisar formas de incluir o fóbico social novamente na sociedade.

3.PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Essa pesquisa, de caráter explicativo, descritivo e analítico, tem como foco principal o estudo sobre a fobia social. Inicialmente será feito um estudo bibliográfico, conceituando-a, para melhor entendimento sobre o tema.

O segundo passo, consultaremos livros e site de internet, como fonte para a pesquisa documental, com a coleta de depoimentos de indivíduo que sofrem de fobia social. Iremos identificar as mudanças de comportamento que a fobia social traz nos indivíduos que apresentam fobia social e formas de incluir o fóbico social na sociedade.

O terceiro passo a ser tomado, será produzido o relatório final. Iremos a duas escolas de rede pública, para solicitação de autorização do gestor da instituição, para ser realizada a divulgação do resultado da pesquisa, por meio de uma palestra.

Para finalizar a pesquisar iremos concluir com a divulgação nas duas escolas de rede pública no município de Barreirinhas.

4.REFERENCIAL TEÓRICO

É o medo que gerado em determinadas pessoas, quando são observados por outras. Este medo, também conhecido como ansiedade social, pode vir prejudica o convívio dos indivíduos que sofrem de fobia social, dentro da sociedade.

O médico psiquiatra Márcio Bernik, em entrevista ao o Dr. Dráuzio Varella, disse:

“Ansiedade social todos nós temos. É normal sentir certo grau de preocupação com a imagem e ao falar com uma autoridade ou com uma pessoa que não conhecemos, mas a maioria consegue lidar com essa sensação de desconforto. Algumas pessoas, porém, chegam a evita-la de modo tão intenso que comprometem a qualidade de vida. Esse tipo de esquiva fóbica é o que chamamos de fobia social.”

O fato de muitas pessoas ficarem ansiosas, em certos momentos, ou melhor, em situações sócias, não que dizer que essas pessoas apresentem fobia social. Sentir-se ansioso por algo, é normal, mas quando essas situações trazem ao indivíduo desconforto, o mesmo passa a esquivar-se de se expor a situação. Dessa forma, se passa avaliar essa esquiva como anormal. Os fóbicos sócias, em alguns momentos, começam a sofrer prejuízos pessoais, muitos deixam de dar sua opinião, outros se isolam

Para saber se esse indivíduo apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com