O Tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social
Por: Ksanfer • 29/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 370 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
Título: O Tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social
Autor: Camila Moter Barbiere
Psicóloga, Especialista em Psicoterapia cognitivo Comportamental.
Publicado: Portal dos Psicólogos
Data: 22/12/2012 – São Paulo
Disponível: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0653.pdf
Sobre o que escreve o autor?
O autor escreve dados da Psiquiatria e da Psicologia de artigos sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento da Fobia social, com foco nas principais técnicas usadas e nos resultados e efeitos obtidos.
Porque ele escreve?
Escreve a fim de mostrar que a Terapia Cognitivo-Comportamental, tem se mostrado com resultados positivos para o tratamento da Fobia Social, mas existem poucos estudos comprovando essa eficácia.
Como ele fez a pesquisa?
Fez a pesquisa através de buscas em bases de dados como: Scielo, Liacs, medLine, Pubmed. Utilizou-se a combinação das seguintes expressões: Social phobia OR, Social anxiety, disorder OR social anxiety. And tratament OR cognitive-behavioral thaerapy OR CBT. Os critérios adotados, idiomas Português, Inglês e Espanhol, ensaios clínicos, estudos de casos, abordagem farmacológica, outros transtornos psiquiátricos, técnicas e feitos da TCC na Fobia social, período da publicação entre 2005 e 2010.
Resultados
Foram achados 942 artigos, desses foram selecionados 41 que falavam sobre o tratamento Cognitivo-Comportamental da Fobia Social, Por fim, através dos artigos e com base nos critérios de inclusão e exclusão, 17 artigos foram escolhidos.
Discussão
As técnicas usadas foram, psicoeducação, respiração diafragmática, relaxamento, treino em habilidades sociais, reestruturação cognitiva e exposição, as duas últimas foram mais utilizadas. As técnicas de exposição envolviam enfrentamentos das situações evitadas, até que se habituasse. A reestruturação ajudou na modificação dos pensamentos automáticos negativos, que melhorou a estima do paciente e mudou sua auto percepção e a maneira de pensar sobre o mundo e a si mesmo. Com as técnicas empregadas, foi observado semelhanças entre os estudos.
Conclusão
Com base na leitura, observei que a Fobia Social é um transtorno crônico, e, se não tratada agrava-se o quadro cada vez mais, provocando prejuízos na vida paciente de todas as formas negativas. Observei também, que existe eficácia da TCC, no tratamento da Fobia Social, e que técnica usada da combinação entre a exposição e a reestruturação cognitiva tem efeitos semelhantes. No Brasil há poucos estudos sobre o tratamento cognitivo-comportamental da fobia social é importante mais estudos serem feitos para trazer uma melhor qualidade vida para pessoas que sofrem com fobia social.
...