Fontes renováveis
Resenha: Fontes renováveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolufv • 7/12/2014 • Resenha • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 224 Visualizações
Fontes renováveis
As fontes renováveis de energia são as fontes primárias de energia que a natureza renova naturalmente. Isto significa que, mantidas as condições ambientais, elas não se esgotarão no futuro.
Em função disso, elas são ecologicamente corretas mas isto não significa que elas não produzam impactos ambientais.
É importante lembrar que toda forma de geração de energia, assim como toda atividade humana, produz algum impacto ambiental.
Atualmente, as principais fontes renováveis são:
• Hidrelétricas;
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Vantagens
- Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia.
- É uma fonte de energia renovável.
- A água represada pode, dependendo do projeto, ser usada para irrigação de plantações nas proximidades da usina.
- Através da represa é possível regular a vasão do rio.
- Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
- Como não há uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final não sofrem grandes alterações, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis.
Desvantagens
- Em época de pouca chuva nas cabeceiras dos rios, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica.
- Se a represa é construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, há grande transtorno para estas populações, pois estas devem ser deslocadas para outras áreas.
- Quando há construção de represa em região de mata ou floresta, ocorre impacto ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas.
- O aumento ou diminuição do fluxo de água que sai das barragens pode afetar a vida nos ecossistemas dos rios.
Soluções
O problema dos impactos socioambientais relacionados à construção de usinas hidrelétricas ainda é de difícil solução. Das primeiras usinas implantadas no Brasil até a atualidade muito se evoluiu no que diz respeito à mitigação dos impactos nos sistemas vivos inseridos nesse contexto. Uma perspectiva mais abrangente que contemple o homem, os animais, a vegetação, o curso d'água e suas interações pode ser muito útil para se mensurar o impacto dessas obras e propor alternativas de minimização de problemas. De fato muito já se pode fazer nesse sentido. Em contrapartida a crescente demanda de energia elétrica para abastecer os grandes centros urbanos, com suas indústrias, exige a expansão do parque gerador brasileiro. Deve-se então condicionar esses empreendimentos a uma série de estudos sob uma ótica multidisciplinar, levando em conta não só o meio ambiente, o ser humano e suas relações, mas também a necessidade de energia elétrica das futuras gerações.
• Eólica;
Energia gerada com a utilização dos ventos, que transforma energia cinética em energia elétrica. Os ventos são originados pelo aquecimento da superfície terrestre. Há indícios que aponta a utilização desse tipo de energia desde 4.000 a. C. O movimento de hélices localizadas em áreas abertas gera a energia elétrica.
O Brasil tem grande potencial eólico concentrado nas regiões litorâneas e no nordeste. Os tipos de tecnologia utilizados para a produção de energia eólica são os moinhos de vento, aeromotores, turbinas eólicas ou aerogeradores (transformam energia cinética em energia mecânica ou elétrica). É uma energia renovável e limpa e não causa tanto impacto ambiental, mas ainda é pouco utilizada.
A quantidade energia disponível varia de acordo com as estações do ano e o horário. O aspecto do solo também influencia na velocidade do vento.
Desvantagens
IMPACTO SOBRE A FAUNA
A maior preocupação relativa à fauna é com os pássaros, os quais podem vir a colidir com estruturas (torres de alta tensão, mastros, janelas de edifícios) e com as turbinas eólicas, devido à dificuldade de visualização. Outros motivos, como o tráfego de veículos em auto-estradas e a caça, também são responsáveis pela morte dos pássaros. Porém o comportamento dos pássaros e as taxas de mortalidade tendem a ser específicos para cada espécie e também para cada lugar. Estimativas de mortes de pássaros nos Países Baixos, causadas por várias ações diretas e indiretas do homem, mostram que o tráfego de veículos apresenta uma taxa que, em comparação às estimativas de mortes por parque eólico de 1GW, é cem vezes maior (BOURILLON, 1999).
INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA
Estudos realizados pela EWEA têm mostrado que o projeto cuidadoso de uma fazenda eólica evita qualquer distúrbio em sistemas de telecomunicações (ondas de rádio e micro-ondas são utilizadas para uma grande variedade de propósitos de comunicação). Isto, contudo, não é suficiente para uma correta determinação das questões envolvidas uma vez que qualquer grande estrutura em movimento pode produzir interferência eletromagnética (IEM). Turbinas eólicas podem causar IEM por reflexão de sinais das pás de modo que um receptor próximo recebe um sinal direto e um refletido. A interferência ocorre porque o sinal refletido é atrasado devido à diferença entre o comprimento das ondas alterado por causa do movimento das pás. A IEM é a maior em materiais
...